Uma nova temporada com oito programas da série Partituras estreia nesta quarta, dia 20, às 22h, na TV Brasil. Com direção de Linei Lopes e Maíra de Assis, a atração ganhou novo formato, com ênfase também nos ambientes onde os concertos são gravados. É a décima temporada, que traz performances gravadas exclusivamente para a série.
Segundo a diretora de conteúdo da EBC, Antônia Pellegrino, “Partituras é um programa que traz para a tela da TV pública um repertório clássico, como o que temos na Rádio MEC”. É referência da nova grade da TV Brasil: “estamos trazendo uma mistura de novos programas com programas clássicos, como o é o caso de Partituras”.
A estreia traz a pianista Amanda Kohn e o cellista William Baptista, tocando solos de piano de Heitor Villa-Lobos (Carnaval das crianças) e Maurice Ravel (Une Barque Sur l’ocean - Suite Miroirs) e obras em duo de Francisco Mignone (Modinha para violoncelo e piano), Arvo Part (Spiegel im Spiegel para cello e piano) e Johannes Brahms (Sonata nº 1).
Amanda Kohn, solista e camerista, formada pela Escola de Música da UFRJ, é mestre em piano pela Universidade de Montreal. Mora no Canadá, onde faz doutorado. Willian Baptista, graduado pela Unirio sob orientação de Hugo Pilger, integra a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro e participa do Quarteto de cordas Apoena e do Trio Peri, com a pianista Amanda Kohn e o violinista Thiago da Costa.
O programa foi gravado no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A sala, inaugurada em 1922, é decorada com afrescos de Antônio Parreiras e Carlos Oswald. Tem um dos órgãos mais importantes do país, um Tamburini, instalado em 1954.
O próximo programas traz o Quinteto Villa-Lobos; o seguinte, a Camerata de Violões. Partituras é repetido na quinta às 4h e, no domingo, às 23h.
![Amanda Kohn e William Baptista no primeiro programa da nova temporada [Divulgação/TV Brasil]](/sites/default/files/inline-images/w-Partituras-EP01-Amanda-Kohn-e-William-Baptista-Credito-Divulgacao-TV-Brasil--1-.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.