Projeto Música para Respirar 24/7 ganha prêmio por ação na pandemia

por Redação CONCERTO 20/01/2021

O trompetista Bruno Lourensetto e a clarinetista Camila Barrientos acabam de ganhar o prêmio Alumni Enterprise da Music Academy of the West, da Califórnia, pelo projeto Música para Respirar 24/7, idealizado pela Sociedade Boliviana de Música de Câmara.

O projeto foi criado no ano passado com o objetivo de levar música para as pessoas durante a pandemia do coronavírus. Artistas apresentam miniconcertos pessoais através de vídeo chamadas, de forma gratuita, para pacientes com Covid-19, seus familiares, profissionais de saúde, idosos, crianças e amantes da música.

Ao todo, foram apresentados 2.157 concertos para 5.538 ouvintes. O projeto teve início na Bolívia e já chegou a ouvintes de 46 países. Até agora, cerca de quarenta músicos já participaram, integrantes de grupos e instituições como a Osesp, a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, a Bachiana Filarmônica Sesi-SP, o Teatro Colón de Buenos Aires, a Sinfônica Nacional da Bolívia, as filarmônicas de Montevidéu, Bogotá, Santiago, o Royal College of Music e a McGill University, entre outros. 

 

Lourensetto e Barrientos vão receber como prêmio US$ 20 mil. Os dois estão no Brasil há cinco anos: ele é trompetista convidado da Osesp e ela, clarinetista principal da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. São cofundadores e codiretores artísticos da Sociedad Boliviana de Música de Câmara, criada em 2014 em Nova York – também fazem parte do projeto a percussionista Paola Machicado, vencedora da edição do ano passado do Prêmio Ernani de Almeida Machado, e a contrabaixista Claudia Machicado, integrante da Academia de Osesp.

Leia mais
Notícias
Diretor do Metropolitan Opera pede ajuda às artes em carta a Joe Biden 
Notícias Thierry Fischer rege ‘Suíte antiga’ de Alberto Nepomuceno
Notícias De Mozart ao século XXI, oito óperas para assistir na internet
Notícias Oficina de Música de Curitiba transmite concertos ao vivo
Notícias Revista CONCERTO renova parceria com Digital Concert Hall: leitores ganham 20% de desconto

Chamada de vídeo para apresentação a crianças na Bolívia [Reprodução]
Chamada de vídeo para apresentação a crianças na Bolívia [Reprodução]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.