Uma série tradicional em formato digital

por Luciana Medeiros 14/10/2020

Enquanto as casas de espetáculos do Rio de Janeiro não retomam seu funcionamento, multiplicam-se as lives e programas culturais nas plataformas digitais – o tal novo mundo que ninguém imaginava há um ano e que, hoje, é a atordoante realidade.

A Dell’Arte Soluções Culturais, com seus 38 anos de estrada e uma história de peso, especialmente no mercado carioca, aprontou uma bateria de sete apresentações a partir do dia 15 de outubro, trazendo, além dos espetáculos de música e dança, entrevistas exclusivas com os artistas criadores. 

A programação começa com a Orquestra de Lucerna tocando Oferenda Romântica, de Shchedrin, compositor russo pouco executado no Brasil. É um concerto para orquestra, piano e cello com regência de Neeme Järvi  – e como solistas, ninguém menos que Martha Argerich e Misha Maisky, a quem o concerto, escrito em 2010 por encomenda do Festival de Lucerna, foi dedicado. A estreia aconteceu em fevereiro de 2011, e é essa performance que a Dell’Arte coloca no ar. O bônus exclusivo é a entrevista com Numa Bischof Ullmann, diretor artístico da orquestra desde 2004, que inicia o programa, às 19h30.

Entre essa estreia e a última transmissão, o natalino Quebra-Nozes, no dia 17 de dezembro – que também é performance suíça, numa nova versão do respeitado Ballet du Grand Théâtre de Genève assinada por Jeroen Verbruggen –, o programa reúne orquestras – como a Sinfônica de Bamberg tocando Smetana sob a regência de Jakub Hrusa e a orquestra Jovem de Macau, além dos balés de Roma e o Nacional da China. Steffen Dauelsberg afirma que as transmissões ganharam “tratamento premium”. Tudo gratuito. “Estamos em novo momento, a percepção de valor e importância do on-line ainda está verde na cabeça do consumidor de arte”, analisa o diretor da Dell1Arte.

Steffen acredita que as apresentações com público presente voltarão a acontecer numa primeira descompressão dos protocolos em torno de maio ou junho, “para alguma coisa mais camerística”. “Mas queremos crer que a série Dell’Arte 2021, com suas atrações de grande porte, possa mesmo ser apresentada de agosto a novembro”. 

Leia mais
Notícias
#ÓperaHoje: para artistas, é preciso repensar o conceito de contemporâneo
Notícias Sala Cecília Meireles apresenta ‘Concertos de Brandemburgo’ de Bach

Orquestra Sinfônica de Lucerna [Divulgação]
Orquestra Sinfônica de Lucerna [Divulgação] 

 

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.