Ópera de Schoenberg estreia na Cúpula do Theatro Municipal de São Paulo

por Redação CONCERTO 21/09/2023

O Theatro Municipal de São Paulo coloca em cartaz nesta quinta, pela série Ópera Fora da Caixa, uma montagem de De hoje para amanhã, de Arnold Schoenberg, com libreto de Max Blonda, pseudônimo de Greta Kolisch, mulher do compositor.

As apresentações acontecem na Cúpula do Municipal e contam com a Orquestra Experimental de Repertório, que será regida por Marcos Arakaki. No elenco, as sopranos Laiana Oliveira e Manuela Freua, o barítono Isaque Oliveira, o tenor Jabez Lima e o ator Rubens Velloso. A direção cênica é de Alvise Camozzi. 

A ópera conta a história do Marido e da Esposa que, ao retornar de uma festa, relembram o encontro com o Cantor e a Amiga. Eles insinuam que flertes aconteceram durante a noite. E são surpreendidos com a chegada dos dois. 

“A crise de um casal frente à possibilidade de fazer um jogo amoroso a quatro, uma troca de casais, se torna pelo compositor Arnold Schönberg e por Gertrude Kolish, o pretexto para nos fazer refletir sobre os tempos modernos, nos quais tudo muda, de uma hora para outra, de hoje para amanhã”, diz Alvise Camozzi. 

“O conflito entre o ser, o aparecer e o querer ser, que reconhecemos nesta dramaturgia do começo do século XX, continua urgentemente atual, também justaposto aos diversos paradigmas que caracterizam a pós-modernidade”, afirma Camozzi, que encena “uma reflexão sobre a arte e sobre o amor, em tempos de guerra e crises, buscando, em meio à leveza temática, apontar a fragilidade do ser”.

O espetáculo é antecedido pela apresentação dos DJS Fractal Mood, duo composto pelos produtores Guilherme Picorelli e Henrique D’Marte, que trarão um set de techno house, a partir das 20h.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Detalhe da Cúpula do Theatro Municipal de São Paulo [Divulgação]
Detalhe da Cúpula do Theatro Municipal de São Paulo [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.