Theatro São Pedro estreia produção de 'Os Capuletos e Montéquios'

por Redação CONCERTO 15/04/2022

O Theatro São Pedro de São Paulo estreia hoje uma nova produção da ópera Os Capuletos e os Montéquios, de Bellini, com direção cênica de Antonio Araújo e direção musical do maestro Alessandro Sangiorgi.

A ópera é representativa do período do bel canto e narra a história de Romeu e Julieta. Mas faz isso a partir não de peça de Shakespeare, mas, sim, de novelas italianas anteriores ao texto do dramaturgo inglês, retrabalhadas pelo libretista Felice Romani.

Araújo decidiu trazer para o século XXI a história. Capuletos e Montéquios, em sua encenação, se tornam milicianos e traficantes. A decisão tem a ver com o olhar de Bellini e Romani para a história.

“Acho interessante que, ao batizar a ópera, eles tenham resolvido usar o nome das famílias e não dos personagens”, ele explica. “Isso dá uma importância para o contexto social muito grande. Há um aspecto subjetivo entre os personagens, que exploramos bastante, é claro. Mas esse aspecto se faz presente em um contexto. E, com esse nome, a história se abre para um ambiente macro, coletivo. Ela nos leva para a dimensão da polis, da cidade, daquilo que é coletivo”, diz o diretor. 

“Esse pensamento miliciano, essa ligação com as armas, com o desejo de se armar, tudo isso me sugere uma política de morte que achei muito interessante abordar no espetáculo”, continua.

O diretor também resolveu fazer de Romeu e Julieta um casal lésbico. "Algo que chamou muito a minha atenção é a ausência de figuras femininas. Na ópera, não aparecem a mãe de Julieta, por exemplo, ou a Ama, que em Shakespeare será uma das personagens mais interessantes. Há apenas Julieta, essa mulher cercada de todos os lados por homens que a tratam como um objeto de troca. O próprio coro composto por Bellini é formado só de vozes masculinas.” 

A montagem traz a soprano Carla Cottini como Julieta e a mezzo soprano Denise de Freitas no papel de Romeu. Também participam o tenor Anibal Mancini, o barítono Douglas Hahn e o baixo Anderson Barbosa. A récita do dia 24 será transmitida ao vivo pela internet.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Cena de 'Os Capuletos e os Montéquios', no Theatro São Pedro [Divulgação/Heloísa Bortz]
Cena de 'Os Capuletos e os Montéquios', no Theatro São Pedro [Divulgação/Heloísa Bortz]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.