Retrospectiva 2020: Paulo Zuben

por Redação CONCERTO 28/12/2020

Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura

“O ano de 2020 foi de muitos aprendizados. Mesmo com todas as adversidades ocasionadas pela pandemia, as nossas atividades não pararam na Emesp Tom Jobim, no Guri Capital e Grande São Paulo e no Theatro São Pedro.  A internet, as redes sociais e as plataformas digitais foram as nossas grandes aliadas durante a pandemia. Conseguimos disponibilizar para o público concertos e óperas de nosso acervo como as premiadas montagens de Sonho de uma noite de verão e L’italiana in Algeri. Realizamos atividades pedagógicas como o Festival Elos Sonoros Brasil-Holanda, em parceria com o Conservatório de Amsterdã, e a Série Beethoven de música de câmara no Theatro São Pedro. Para possibilitar o amplo acesso aos cursos oferecidos pelo Guri Capital e Grande São Paulo, oferecemos mais de 900 aulas abertas pelo canal do Youtube. Gravamos ainda concertos inéditos on-line com todos os nossos grupos artísticos, com resultados muito positivos, sobretudo, pedagógicos. Os desafios impostos por conta do cenário atual trouxeram reflexões sobre como contemplar na nossa programação obras que levassem em conta não apenas os protocolos de segurança, mas que continuassem priorizando a progressão pedagógica dos grupos de formação e promovessem a diversidade. Tivemos ainda uma importante conquista em 2020: a criação da categoria Maria Vischnia dentro do Prêmio Ernani de Almeida Machado, voltada exclusivamente para as jovens instrumentistas da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. Uma ação afirmativa importante que visa contribuir para a promoção da equidade de gênero e para o desenvolvimento musical das nossas alunas. Por fim, todas as ações on-line da Santa Marcelina Cultura beneficiaram mais de 4 milhões de pessoas. Queremos aproveitar esse momento, no qual nossa audiência está muito maior do que o público habitual das nossas salas de concertos, para atrair esses novos ouvintes para conhecerem as nossas demais ações. Acreditamos que, mesmo com a retomada das atividades presenciais, será necessário considerar daqui pra frente um modelo híbrido que também contemple a oferta de atividades on-line e continue usando a internet como uma importante aliada para aproximar distâncias e conquistar novos públicos.”

[Divulgação]
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