Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Domingo, 27 de Maio de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Jessye Norman, uma voz a serviço do jazz (30/10/2010)
Por Camila Frésca

“Acho que estar feliz comigo mesma e ter algo de novo para fazer é o que me mantém atuando”. Foi com essas palavras que Jessye Norman justificou as escolhas de seu último trabalho, o CD “Roots: my life, my song”, em recente entrevista para a revista Gramophone, publicada na edição de setembro da Revista CONCERTO. E foi a turnê desse tão comentado álbum que o público de Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Paulínia pode conferir nos últimos dias. Baseados nas canções do disco (dedicado ao jazz e à música norte-americana), os recitais da cantora contaram apenas com o acompanhamento do pianista norte-americano Mark Markham. Na sexta-feira, dia 22, ela se apresentou no Teatro Bradesco, em São Paulo, para uma plateia que incluía artistas e políticos.

Jessye abriu a récita com Somewhere, canção de Bernstein para o musical West side story, mostrando uma voz um tanto frágil e cansada. Aos poucos, porém, não apenas a voz como todo o concerto foram se “aquecendo”, o que se refletiu inclusive na postura da artista – de início imóvel ao lado do piano e paulatinamente passando a se movimentar. Além de Bernstein, canções de Rodgers and Hammerstein, George Gershwin e Harold Arlen integraram a primeira parte, toda dedicada aos musicais.


Jessye Norman [Foto: divulgação]

Mas foi a segunda parte do programa que reservou o melhor da noite. No impactante spiritual Another man done gone, Mark Markham acompanhou Jessye pontuando ritmicamente a canção com murros pausados no piano. A canção foi dedicada a Odetta Holmes, cantora de folk. A partir daí, cada uma das peças homenageava um grande nome da música popular norte-americana. O destaque ficou para uma memorável versão de Summertime, de George Gershwin, que a artista dedicou a Ella Fitzgerald. O público que aprendeu a admirar a artista por sua excepcional carreira como soprano pode ter uma pequena centelha desse repertório com a Habanera, da ópera Carmen, que ela cantou no bis.

Talvez o que mais tenha chamado a atenção foi a forte presença cênica de Jessye Norman, com a segurança, desenvoltura e magnetismo que só os grandes artistas possuem. Como em alguns concertos na Europa, em São Paulo ela optou por utilizar um microfone, o que além de ser adequado ao tipo de música e tamanho do teatro em que cantou, permitiu que explorasse com maior tranquilidade o registro grave de sua voz. Se Jessye não improvisa como uma Ella ou Sara Vaughan, seu acabamento e sutileza em algumas frases é algo raro de se encontrar num artista popular. O que ficou patente, no entanto, foi sua alegria em interpretar esse repertório. Não por acaso, na mesma entrevista à Gramophone, ela declarou: “Quero fazer mais a música que Carmen McRae cantava. Quero olhar para a música e ver o que Billy Eckstine estava fazendo (...) Não é que eu não ame loucamente Wagner, Berlioz e o resto, mas estivemos juntos durante muito tempo, nosso casamento foi um sucesso e agora tenho outros namorados.”





Camila Frésca - é jornalista e doutoranda em musicologia pela ECA-USP. É autora do livro "Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro" (Annablume, 2010).

Mais Textos

Uma grande surpresa e um grande concerto para piano Por João Marcos Coelho (25/5/2018)
Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
“Sexta” de Mahler coroa trabalho artístico do Instituto Baccarelli Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2018)
Hvorostovsky e um “Rigoletto” excepcional Por Jorge Coli (26/2/2018)
10 anos de Filarmônica de Minas Gerais: muito a comemorar Por Nelson Rubens Kunze (26/2/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 2 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 1 Por Camila Frésca (22/1/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Maio 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
 

 
São Paulo:

27/5/2018 - Ópera Dido e Eneas, de Purcell (CANCELADO)

Rio de Janeiro:
31/5/2018 - XIII RioHarpFestival

Outras Cidades:
31/5/2018 - Manaus, AM - XXI Festival Amazonas de Ópera
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046