Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Domingo, 22 de Outubro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
Oferenda Musical ajuda a repensar Osvaldo Lacerda e sua produção (7/8/2008)
Por Camila Frésca

Osvaldo Lacerda tem sido homenageado pela Oferenda Musical, o festival de música de câmara organizado pela Secretaria Estadual de Cultura e dirigido por Alex Klein, que acontece no Theatro São Pedro até este sábado dia 9. A lembrança, aliás, é mais do que apropriada, pois além de um dos mais destacados compositores da atualidade ele tem especial predileção pela música de câmara.
É conhecida e notória a filiação de Osvaldo Lacerda à escola nacionalista teorizada por Mário de Andrade - em livros como Ensaio sobre a música brasileira, de 1928 - e que encontrou seguidores em Camargo Guarnieri e Guerra-Peixe, entre outros. Pois bem, Lacerda foi um dos mais importantes alunos de Guarnieri e talvez seja hoje o último grande representante desta escola. Desde meados do século XX, contudo, o nacionalismo vem encontrando desafetos ferrenhos, e quase todos os movimentos que propõem renovar a música brasileira miram, mesmo que de forma velada, esta corrente estética como uma de suas principais "inimigas". É o caso por exemplo dos movimentos Música Viva, liderado por Koellreutter a partir de 1948, ou Música Nova, de Gilberto Mendes e Willy Corrêa de Oliveira, entre outros, na década de 1960. De lá para cá, as inclinações estéticas foram se multiplicando, e o discurso da maioria dos compositores aponta para uma escrita livre de ideologias, baseada primeiramente em motivações pessoais. Se evita-se "guetos" em geral, ser tachado de nacionalista é quase uma ofensa.
Neste contexto, Osvaldo Lacerda é visto com reservas, não apenas por ser identificado como nacionalista mas por fazer questão de afirmá-lo com convicção. Ao entrevistá-lo em 2007, quando completou 80 anos, o compositor fez questão de me dar uma última declaração - mesmo que em nenhum momento tivéssemos tratado do assunto: "Sou nacionalista e não aceito que o compositor brasileiro escreva música européia. Desde a primeira nota, tudo o que escrevi foi música puramente brasileira."
Assim, imbuídos de um sentimento avesso em relação a esta escola - seria um anacronismo imperdoável ainda ter seguidores? - público e crítica ignoram a produção de um compositor dono de uma obra numerosa e de altíssima qualidade. Se de fato muitas de suas peças têm como germe um tema folclórico, é igualmente verdadeiro que seu idioma nacionalista é na maioria das vezes altamente depurado. Encarada sem preconceito, percebemos que sua música parte de uma convicção nacional, mas o que salta mesmo aos ouvidos e fica na memória é o enorme métier, o apuro técnico e a musicalidade. É o que se tem podido conferir nestes ótimos recitais da Oferenda Musical, que já apresentaram diversas obras de Lacerda. Aqueles que se animarem, o concerto de hoje (dia 7) e os dois de sábado (dia 9 às 16h30 e 20h30) serão uma boa oportunidade para ouvir e refletir sobre sua produção.




Camila Frésca - é jornalista e doutoranda em musicologia pela ECA-USP. É autora do livro "Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro" (Annablume, 2010).

Mais Textos

Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
Neojiba: o exemplo da Bahia para o Brasil Por Irineu Franco Perpetuo (24/7/2017)
Você conhece José Vieira Brandão? Por João Marcos Coelho (12/7/2017)
Campos do Jordão, Salzburg e a economia da cultura Por Nelson Rubens Kunze (12/7/2017)
Rameau em “dreadlocks” Por Jorge Coli (11/7/2017)
Isabelle Faust, Vadim Repin e Julian Rachlin: sobre expectativas, decepções e boas surpresas Por Camila Frésca (5/7/2017)
Encomenda da Osesp mostra Mehmari maduro Por Irineu Franco Perpetuo (3/7/2017)
Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Outubro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 

 
São Paulo:

29/10/2017 - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Rio de Janeiro:
30/10/2017 - Orquestra Nacional do Capitólio de Toulouse

Outras Cidades:
28/10/2017 - Araras, SP - Ópera La Traviata, de Verdi
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046