Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Domingo, 27 de Maio de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Oferenda Musical ajuda a repensar Osvaldo Lacerda e sua produção (7/8/2008)
Por Camila Frésca

Osvaldo Lacerda tem sido homenageado pela Oferenda Musical, o festival de música de câmara organizado pela Secretaria Estadual de Cultura e dirigido por Alex Klein, que acontece no Theatro São Pedro até este sábado dia 9. A lembrança, aliás, é mais do que apropriada, pois além de um dos mais destacados compositores da atualidade ele tem especial predileção pela música de câmara.
É conhecida e notória a filiação de Osvaldo Lacerda à escola nacionalista teorizada por Mário de Andrade - em livros como Ensaio sobre a música brasileira, de 1928 - e que encontrou seguidores em Camargo Guarnieri e Guerra-Peixe, entre outros. Pois bem, Lacerda foi um dos mais importantes alunos de Guarnieri e talvez seja hoje o último grande representante desta escola. Desde meados do século XX, contudo, o nacionalismo vem encontrando desafetos ferrenhos, e quase todos os movimentos que propõem renovar a música brasileira miram, mesmo que de forma velada, esta corrente estética como uma de suas principais "inimigas". É o caso por exemplo dos movimentos Música Viva, liderado por Koellreutter a partir de 1948, ou Música Nova, de Gilberto Mendes e Willy Corrêa de Oliveira, entre outros, na década de 1960. De lá para cá, as inclinações estéticas foram se multiplicando, e o discurso da maioria dos compositores aponta para uma escrita livre de ideologias, baseada primeiramente em motivações pessoais. Se evita-se "guetos" em geral, ser tachado de nacionalista é quase uma ofensa.
Neste contexto, Osvaldo Lacerda é visto com reservas, não apenas por ser identificado como nacionalista mas por fazer questão de afirmá-lo com convicção. Ao entrevistá-lo em 2007, quando completou 80 anos, o compositor fez questão de me dar uma última declaração - mesmo que em nenhum momento tivéssemos tratado do assunto: "Sou nacionalista e não aceito que o compositor brasileiro escreva música européia. Desde a primeira nota, tudo o que escrevi foi música puramente brasileira."
Assim, imbuídos de um sentimento avesso em relação a esta escola - seria um anacronismo imperdoável ainda ter seguidores? - público e crítica ignoram a produção de um compositor dono de uma obra numerosa e de altíssima qualidade. Se de fato muitas de suas peças têm como germe um tema folclórico, é igualmente verdadeiro que seu idioma nacionalista é na maioria das vezes altamente depurado. Encarada sem preconceito, percebemos que sua música parte de uma convicção nacional, mas o que salta mesmo aos ouvidos e fica na memória é o enorme métier, o apuro técnico e a musicalidade. É o que se tem podido conferir nestes ótimos recitais da Oferenda Musical, que já apresentaram diversas obras de Lacerda. Aqueles que se animarem, o concerto de hoje (dia 7) e os dois de sábado (dia 9 às 16h30 e 20h30) serão uma boa oportunidade para ouvir e refletir sobre sua produção.




Camila Frésca - é jornalista e doutoranda em musicologia pela ECA-USP. É autora do livro "Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro" (Annablume, 2010).

Mais Textos

Uma grande surpresa e um grande concerto para piano Por João Marcos Coelho (25/5/2018)
Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
“Sexta” de Mahler coroa trabalho artístico do Instituto Baccarelli Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2018)
Hvorostovsky e um “Rigoletto” excepcional Por Jorge Coli (26/2/2018)
10 anos de Filarmônica de Minas Gerais: muito a comemorar Por Nelson Rubens Kunze (26/2/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 2 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 1 Por Camila Frésca (22/1/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Maio 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
 

 
São Paulo:

27/5/2018 - Ópera Dido e Eneas, de Purcell (CANCELADO)

Rio de Janeiro:
28/5/2018 - XIII RioHarpFestival

Outras Cidades:
30/5/2018 - Natal, RN - Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046