Banner 180x60
Bom dia.
Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Carnegie Hall disponibiliza seus arquivos para consulta gratuita (25/7/2013)
Por Camila Frésca

Ótima notícia para os pesquisadores e melômanos de plantão: o lendário Carnegie Hall, de Nova York, acaba de disponibilizar parte de seus arquivos para consulta gratuita on-line. Podem ser consultados eventos musicais ou de qualquer outro gênero que tenham acontecido na casa entre 1891 – ano de sua fundação – até 1941, o que significa quase 13 mil registros disponíveis. Gradualmente, a instituição irá colocar na rede todo o seu acervo, uma base de dados com mais de 50 mil documentos. As buscas podem ser feitas por palavras-chave, compositor, obra, intérprete, data ou período, e os resultados ainda podem ser filtrados a partir de outros parâmetros.

Um dos templos da música de concerto nos Estados Unidos, o Carnegie Hall guarda em seus registros boa parte da memória musical daquele país – e consultar o acervo é quase obrigatório para os pesquisadores da área. Fazendo uma busca por Jascha Heifetz no campo “performer”, por exemplo, nos deparamos com quase uma centena de recitais que o músico deu na casa até 1941, incluindo sua estreia nos Estados Unidos, no sábado 27 de outubro de 1917, às 14h30. Aos 16 anos de idade Heifetz apresentou, na sala principal, um extenso repertório com obras de Vitali, Wieniawski, Schubert, Mozart, Chopin, Beethoven, Tchaikovsky, Paganini e Tartini, acompanhado pelo organista Frank L. Sealy e pelo pianista Andre Benoist. Os resultados da pesquisa podem ser salvos em arquivo .PDF ou em um link


Heitor Villa-Lobos [fotos: divulgação]

Claro que não resisti e fui procurar um autor brasileiro. Escolhi Villa-Lobos como “palavra-chave” e surgiram 14 entradas. Descobri então que o pianista Alexander Brailowsky foi o primeiro a interpretar o compositor no Carnegie Hall. Em recital do dia 31 de janeiro de 1926 ele mostrava ao público norte-americano Alegria na horta, terceiro e último movimento da Suíte floral, obra escrita entre 1917 e 1918 e hoje não muito executada. Também interpretaram Villa-Lobos a Orquestra da Filadélfia em 1928 (Danças características africanas); Arthur Rubinstein em 1939 (três peças da Prole do bebê); e a Filarmônica de Nova York, que em 12 de março de 1941 fazia a estreia norte-americana da primeira suíte de Descobrimento do Brasil, sob a batuta de Sir John Barbirolli.

E o que acontece se combinamos a “palavra-chave” Villa-Lobos com o “performer” Jascha Heifetz? Descobrimos que no dia 7 de dezembro de 1940 Heifetz dava um recital no Carnegie Hall ao lado de Emanuel Bay. Após sonatas de Grieg e Beethoven e a Chacona da Partita nº 2 de Bach, Heifetz interpretava O canto do cisne negro e Mariposa na luz de O martírio dos insetos. O concerto, aliás, seguiu em clima brasileiro com Corcovado de Saudades do Brasil (Darius Milhaud) e teve também Flausino Vale e seu Prelúdio nº 15, “Ao pé da fogueira” – que erroneamente saiu atribuído ao compositor Edgar Daniel Del Valle (1861-1920).

[Acesse o Carnegie Hall e faça suas pesquisas]

[Saiba mais sobre o projeto de digitalização do Carnegie Hall]


Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Camila Frésca - é jornalista e doutoranda em musicologia pela ECA-USP. É autora do livro "Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro" (Annablume, 2010).

Mais Textos

A goleada da Argentina (e nem precisaram do Messi) Por Nelson Rubens Kunze (8/12/2017)
Uma grande e despretensiosa sátira Por João Luiz Sampaio (8/12/2017)
Museu virtual reúne milhares de instrumentos de coleções britânicas Por Camila Frésca (4/12/2017)
Karnal, a Osesp e o governador Por Nelson Rubens Kunze (24/11/2017)
Quem não trafega nas redes sociais se trumbica Por João Marcos Coelho (24/11/2017)
Budu e Hilsdorf: nasce um duo Por Irineu Franco Perpetuo (14/11/2017)
Três óperas Por Jorge Coli (7/11/2017)
Convocação de OSs para Emesp, Guri e Conservatório de Tatuí reforça torniquete financeiro do governo Por Nelson Rubens Kunze (3/11/2017)
Para onde nos levará a onda de censura no país? Por João Marcos Coelho (31/10/2017)
Os quartetos de cordas e a reavaliação da obra de Villa-Lobos Por Camila Frésca (30/10/2017)
O Brahms profundo e espontâneo de Nelson Freire Por Irineu Franco Perpetuo (25/10/2017)
Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Dezembro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6
 

 
São Paulo:

19/12/2017 - Coro Acadêmico da Osesp

Rio de Janeiro:
21/12/2017 - Orquestra Johann Sebastian Rio

Outras Cidades:
20/12/2017 - Salvador, BA - Orquestra Juvenil da Bahia
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046