Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Domingo, 27 de Maio de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Carnegie Hall disponibiliza seus arquivos para consulta gratuita (25/7/2013)
Por Camila Frésca

Ótima notícia para os pesquisadores e melômanos de plantão: o lendário Carnegie Hall, de Nova York, acaba de disponibilizar parte de seus arquivos para consulta gratuita on-line. Podem ser consultados eventos musicais ou de qualquer outro gênero que tenham acontecido na casa entre 1891 – ano de sua fundação – até 1941, o que significa quase 13 mil registros disponíveis. Gradualmente, a instituição irá colocar na rede todo o seu acervo, uma base de dados com mais de 50 mil documentos. As buscas podem ser feitas por palavras-chave, compositor, obra, intérprete, data ou período, e os resultados ainda podem ser filtrados a partir de outros parâmetros.

Um dos templos da música de concerto nos Estados Unidos, o Carnegie Hall guarda em seus registros boa parte da memória musical daquele país – e consultar o acervo é quase obrigatório para os pesquisadores da área. Fazendo uma busca por Jascha Heifetz no campo “performer”, por exemplo, nos deparamos com quase uma centena de recitais que o músico deu na casa até 1941, incluindo sua estreia nos Estados Unidos, no sábado 27 de outubro de 1917, às 14h30. Aos 16 anos de idade Heifetz apresentou, na sala principal, um extenso repertório com obras de Vitali, Wieniawski, Schubert, Mozart, Chopin, Beethoven, Tchaikovsky, Paganini e Tartini, acompanhado pelo organista Frank L. Sealy e pelo pianista Andre Benoist. Os resultados da pesquisa podem ser salvos em arquivo .PDF ou em um link


Heitor Villa-Lobos [fotos: divulgação]

Claro que não resisti e fui procurar um autor brasileiro. Escolhi Villa-Lobos como “palavra-chave” e surgiram 14 entradas. Descobri então que o pianista Alexander Brailowsky foi o primeiro a interpretar o compositor no Carnegie Hall. Em recital do dia 31 de janeiro de 1926 ele mostrava ao público norte-americano Alegria na horta, terceiro e último movimento da Suíte floral, obra escrita entre 1917 e 1918 e hoje não muito executada. Também interpretaram Villa-Lobos a Orquestra da Filadélfia em 1928 (Danças características africanas); Arthur Rubinstein em 1939 (três peças da Prole do bebê); e a Filarmônica de Nova York, que em 12 de março de 1941 fazia a estreia norte-americana da primeira suíte de Descobrimento do Brasil, sob a batuta de Sir John Barbirolli.

E o que acontece se combinamos a “palavra-chave” Villa-Lobos com o “performer” Jascha Heifetz? Descobrimos que no dia 7 de dezembro de 1940 Heifetz dava um recital no Carnegie Hall ao lado de Emanuel Bay. Após sonatas de Grieg e Beethoven e a Chacona da Partita nº 2 de Bach, Heifetz interpretava O canto do cisne negro e Mariposa na luz de O martírio dos insetos. O concerto, aliás, seguiu em clima brasileiro com Corcovado de Saudades do Brasil (Darius Milhaud) e teve também Flausino Vale e seu Prelúdio nº 15, “Ao pé da fogueira” – que erroneamente saiu atribuído ao compositor Edgar Daniel Del Valle (1861-1920).

[Acesse o Carnegie Hall e faça suas pesquisas]

[Saiba mais sobre o projeto de digitalização do Carnegie Hall]


Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Camila Frésca - é jornalista e doutoranda em musicologia pela ECA-USP. É autora do livro "Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro" (Annablume, 2010).

Mais Textos

Uma grande surpresa e um grande concerto para piano Por João Marcos Coelho (25/5/2018)
Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
“Sexta” de Mahler coroa trabalho artístico do Instituto Baccarelli Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2018)
Hvorostovsky e um “Rigoletto” excepcional Por Jorge Coli (26/2/2018)
10 anos de Filarmônica de Minas Gerais: muito a comemorar Por Nelson Rubens Kunze (26/2/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 2 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 1 Por Camila Frésca (22/1/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Maio 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
 

 
São Paulo:

27/5/2018 - Ópera Dido e Eneas, de Purcell (CANCELADO)

Rio de Janeiro:
30/5/2018 - XIII RioHarpFestival

Outras Cidades:
30/5/2018 - Vitória, ES - Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046