Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Quarta-Feira, 20 de Junho de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Vencedores & vencidos na vida musical (14/5/2014)
Por João Marcos Coelho

Espantaram-se com um detalhe constrangedor os que estiveram na primeira das duas noites em que se apresentaram esta semana na Sala São Paulo a pianista Mitsuko Uchida, a Orquestra Sinfônica da Rádio da Baviera e o maestro Mariss Jansons. Na primeira parte, preenchida pela execução do Quarto concerto para piano de Beethoven, a Sala estava apinhada, literalmente lotada. Depois do intervalo, várias poltronas ficaram vazias. Até onde percebi visualmente, isso se deveu em parte à debandada dos pianistas locais (será que Shostakovich ainda assusta o público em geral? Recuso-me a acreditar nisso). Afinal, os tecladistas estavam lá só para assistir à primeira apresentação da grande pianista japonesa no Brasil.

Um comportamento inexplicável. Quem não gostaria de assistir a uma das melhores orquestras da atualidade interpretando uma sinfonia de Shostakovich com o maestro que foi assistente direto do russo Evgeny Mravinsky?

Pelo visto, nossos coleguinhas do teclado não são exatamente músicos. São, em primeiro e absoluto lugar, pianistas. Dedicam-se apenas a seu instrumento. Minha intenção não é, de modo algum, particularizar a crítica. É, antes, anotar um sintoma preocupante.


Nossos coleguinhas de teclado são em primeiro e absoluto lugar, pianistas [foto: divulgação]

Os pianistas em geral já sofrem em virtude de seu trabalho solitário, em função da natureza autônoma de seu instrumento, ao contrário de seus parceiros de sopros, cordas e percussão, que convivem no seu dia-a-dia com muitos colegas, e têm um espírito naturalmente comunitário.

Mas não precisavam radicalizar tanto sua vida musical, reduzindo-a à audição de outros pianistas – mesmo assim, em casos especiais. Só vejo na plateia os pianistas locais quando aqui tocam as celebridades já ungidas pelo mercado internacional. Por aqui não viceja o hábito de ouvir colegas em recitais ou concertos com orquestra. Como ostras, concentram-se tão só em seu trabalho.

Mas não seria justo apontar o dedo apenas para os pianistas. Também os maestros em geral parecem considerar que assistir a concertos de colegas batuteiros não é uma boa. Mas na segunda-feira (dia 12), anote-se, havia vários maestros locais – menos que o necessário, dada a grande lição de regência que rolou no palco.

Pode ser a necessidade de competir num mercado pequeno, cruel, que dá espaço quase sempre a quem melhor se move nos melífluos meandros do jogo de influências e do lobby. Os músicos menos afeitos a este tipo de comportamento, como o grande Mário Ficarelli, que há pouco nos deixou, não costumam jogar este jogo abjeto. E, por consequência, acabam ficando à margem da vida musical.

Possivelmente a maior distorção da vida musical – não só aqui, no Brasil, mas no mundo inteiro – seja a necessidade fundamental de o músico desenvolver duas habilidades/carreiras paralelas: em primeiro lugar, ser bom de lobby, ter espinha dorsal flexível e bajular o poderoso de plantão; e só depois, em segundo lugar, preocupar-se em desenvolver-se musicalmente.

É, pensando bem, talvez eu tenha julgado mal os músicos que não se interessaram parcial ou integralmente pelo concerto de segunda-feira passada na Sala São Paulo. Afinal de contas, se não frequentarem em primeiro lugar os corredores e as salas certas do aparato artístico-burocrático nativo eles não vão chegar a lugar nenhum. Tá certo, tá certo. Primeiro a sobrevivência, depois as veleidades artísticas e estéticas. É isso mesmo ou estou surtando?

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página





João Marcos Coelho - é jornalista e crítico musical, colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e apresentador do programa "O que há de novo", da Rádio Cultura FM; é coordenador da área de música contemporânea da CPFL Cultura.

Mais Textos

Com Richard Strauss, ópera segue bem em 2018 no Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (19/6/2018)
Julia Lezhneva: Triunfo barroco na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (12/6/2018)
Movimento Violão, 15 anos de atividades eternizadas num lançamento de fôlego Por Camila Frésca (4/6/2018)
Dois elencos, duas Traviatas Por Jorge Coli (28/5/2018)
Uma grande surpresa e um grande concerto para piano Por João Marcos Coelho (25/5/2018)
Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Junho 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
 

 
São Paulo:

20/6/2018 - Adriana Sanchez - cantora e sanfona

Rio de Janeiro:
20/6/2018 - Grupo Vitória Régia

Outras Cidades:
21/6/2018 - Vitória, ES - Orquestra Camerata Sesi
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046