Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Domingo, 25 de Junho de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes


 
 
 
Selo Digital Osesp lança oitavo volume e confirma vocação para a música brasileira (23/2/2015)
Por Camila Frésca

Osesp lançou neste ano o oitavo disco de seu Selo Digital, um volume dedicado a encomendas de obras que o grupo estreou em 2014. Orquestras lançarem seus próprios selos é uma tendência cada vez mais forte. A Sinfônica de São Francisco lança CDs e DVDs físicos por conta própria; a Orquestra Sinfônica de Londres disponibiliza um rico material por meio do selo LSO Live; já a Filarmônica de Berlim vai além, e tem a plataforma multimídia Digital Concert Hall.

O Selo Digital Osesp existe desde 2013, e lança gravações num formato de “CD virtual”, com sequencia de faixas, livreto etc.. Mas para além de mostrar que a orquestra está antenada com o que ocorre em outras instituições internacionais, é interessante destacar que existe um claro direcionamento nestes lançamentos: a música brasileira. A maioria dos discos é dedicada à obra de um compositor específico: Almeida Prado, Armando Albuquerque, Aylton Escobar, Brenno Blauth, Gilberto Mendes e Henrique Oswald. Há ainda um título homenageando os 40 anos de Gilberto Siqueira como primeiro trompete da orquestra. Desnecessário dizer a importância de registrar o repertório brasileiro, ainda tão pouco conhecido e divulgado. É um privilégio poder conhecer, por exemplo, a excelente obra coral de Aylton Escobar na impecável leitura do Coro da Osesp, ou ouvir as belas peças de câmara de Henrique Oswald com o Quarteto Osesp e Ricardo Castro ao piano. Muito desse repertório brasileiro não está sendo valorizado pela orquestra apenas por sua gravação, já que em vários dos casos o registro sonoro foi precedido pela edição da peça e/ou por sua própria encomenda.


Capas dos oitos álbuns virtuais lançados pelo Selo Digital Osesp desde 2013 [imagem: reprodução]

Afora essa valorização da música brasileira – com destaque para o repertório contemporâneo –, as gravações do Selo Digital nos permitem conferir como anda o trabalho de cada um dos grupos da casa – como os já mencionados Coro e Quarteto, além da própria orquestra. Acrescente-se a isso o fato de ser digital e gratuito, o que amplia consideravelmente sua circulação e potencial de divulgação futuro. Tudo somado, o interesse desses discos são imensos.

Nesse mais novo lançamento, foram contempladas peças encomendadas pela Osesp e estreadas pela orquestra em 2014: Variações temporais – Beethoven revisitado, de Ronaldo Miranda, para grande orquestra e com regência de Marcelo Lehninger; Tenerife, de Alexandre Lunsqui, para coro e conjunto de câmara, com direção de Celso Antunes; e Estética do frio III – homenagem a Leonard Bernstein, de Celso Loureiro Chaves, para piano (a cargo de Jean-Efflam Bavouzet) e quarteto de cordas. Com exceção da interessantíssima peça de Lunsqui (criada a partir de poema de Haroldo de Campos) as outras duas gravações foram feitas ao vivo, durante os concertos da temporada. Por isso mesmo, não são tão bem cuidadas quanto as feitas especialmente para o lançamento digital, como por exemplo os ótimos registros de Aylton Escobar e Gilberto Mendes. Seguindo o padrão dos lançamentos anteriores, o livreto, em PDF, traz informações, fotos e textos sobre as obras, os artistas participantes e as condições da gravação. Os oito discos do Selo Digital Osesp já se configuram numa coleção de referência para a música brasileira, e podem ser baixados gratuitamente no site da orquestra.

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Camila Frésca - é jornalista e doutoranda em musicologia pela ECA-USP. É autora do livro "Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro" (Annablume, 2010).

Mais Textos

Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
Noites memoráveis com Isabelle Faust e Alexander Melnikov Por Camila Frésca (18/5/2017)
Com Faust e Volmer, a Osesp chega à excelência Por Irineu Franco Perpetuo (16/5/2017)
Foi um esplendor, mas... Por Jorge Coli (16/5/2017)
Perdas e danos (Santa Marcelina incorpora Theatro São Pedro) Por Nelson Rubens Kunze (9/5/2017)
Pesquisa do Projeto Guri mostra resultados importantes Por Camila Frésca (3/5/2017)
Diana Damrau, uma artista de mais de 50 tons Por Irineu Franco Perpetuo (2/5/2017)
E Cristian Budu, finalmente, tocou com a Osesp! Por Irineu Franco Perpetuo (21/4/2017)
Olivier Toni Por João Marcos Coelho (20/4/2017)
“Uirapuru”, de Villa-Lobos: algumas considerações no centenário da obra Por Camila Frésca (12/4/2017)
Nasce uma estrela Por Jorge Coli (11/4/2017)
A festa do Concurso Maria Callas: competência e amor à música Por Jorge Coli (4/4/2017)
Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta “Jenufa”, de Janácek Por Nelson Rubens Kunze (4/4/2017)
“Risco” é vibrante imagem artística da cidade de São Paulo Por Jorge Coli (29/3/2017)
Quanto custa uma orquestra sinfônica? Por Nelson Rubens Kunze (28/3/2017)
De palmeiras e pinheirinhos nórdicos Por João Marcos Coelho (24/3/2017)
Opes abre temporada clássica no Theatro Municipal do Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (23/3/2017)
Sombra de sombra – a estreia da ópera “O espelho” Por João Luiz Sampaio (22/3/2017)
Helder Parente, talento infinito Por Rosana Lanzelotte (21/3/2017)
Trio Villani-Côrtes faz uma ótima estreia com “Três tons brasileiros” Por Camila Frésca (14/3/2017)
O valor da música (e a responsabilidade do Estado) Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2017)
Um Brasil diferente ainda é possível Por João Marcos Coelho (22/2/2017)
Em clima de festa, Theatro Municipal de São Paulo abre ano com bom concerto Por Nelson Rubens Kunze (22/2/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Junho 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1
 

 
São Paulo:

25/6/2017 - Camerata de Cordas Osusp

Rio de Janeiro:
26/6/2017 - VI Semana Internacional de Música de Câmara

Outras Cidades:
28/6/2017 - Natal, RN - Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046