Banner 468x60
Banner 180x60
Boa tarde.
Domingo, 22 de Outubro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
Yoram David, Nikita Boriso-Glebsky e designers (12/5/2015)
Por Jorge Coli

O maestro Yoram David tem vindo a São Paulo com certa regularidade. Para maior felicidade dos paulistas, já que é um maestro de grande finura, atento aos detalhes, de excelente gosto e concepções seguras das obras.

O último concerto que regeu no Theatro Municipal, no dia 7 passado, com sala lotada, pôs à prova os membros da sinfônica. Primeiro foi a Suíte para sopros op. 4 de Richard Strauss, que demonstrou a grande qualidade que atingiram metais e madeiras: equilíbrio, brilhos, fraseados, fluíam belamente, em cores nuançadas.

O programa terminou com as Variaciones concertantes de Ginastera, prova dos nove para qualquer orquestra, porque transformam os chefes de naipe em solistas. Foi estupendo. Que maravilhoso violoncelo, que viola sonora, que flauta, que clarinete, que trompa, oboé e fagote! Que spalla virtuoso! No contrabaixo, Taís Gomes, parecia frágil atrás do seu instrumento, mas como fez soar aquele mastodonte!


Maestro israelense Yoram David, que comandou a Sinfônica Municipal no dia 7 de maio [foto: divulgação]

Coincidência ou não, das três vezes que pude ouvi-lo, Yoram David incluiu Mozart no programa: a Sinfonia nº 39, e também a regência de Don Giovanni em 2013. Desta vez, inseriu, entre a Suíte de Strauss e as Variaciones concertantes, o Concerto para violino e orquestra nº 5 de Mozart. O solista foi o jovem (nascido em 1985) russo Nikita Boriso-Glebsky. Seu violino tem a transparência e a alma do cristal. Pureza com força incisiva e elegante. Completou uma grande noite.


Nikita Boriso-Glebsky fez parte da integral consagrada aos concertos para violino de Vieuxtemps que a Orquestra Filarmônica de Liège gravou sob a batuta de Patrick Devin. Ele interpretou o de número três. Ouça-o aqui no rondó dessa obra.


Yoram David gravou em CD duas ópera raras e muito belas: Dalibor, de Smetana, e Angélique, de Ibert. Recomendo vivamente as duas gravações.


Os designers são sempre espertos e querem reinventar a roda... quadrada! Há exceções, mas com o espírito irrequieto e talentoso de quem não quer fazer nada como se costuma, aprontam bobagens.

Escrevo isto por causa dos programas que o Theatro Municipal vem confeccionando. Na segunda página aparece o índice, com números grandes, grafados em negritos. Muito bem, nada em contrário.

O problema é a numeração das páginas. Não apenas ela é feita com algarismos minúsculos, não apenas é inserida somente nas páginas da esquerda (que comportam os dois números, o da própria página e o da direita, assim, 14 15), mas, sobretudo, são enfiados juntinho da dobra central! Como pode encontrá-los o infeliz que procura? Cada página tem que ser aberta por inteiro para poder descobrir onde se está. Muito difícil. A tal ponto, que de início pensei que tivessem esquecido da numeração. Por que fazer simples quando se pode complicar, não é mesmo?

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Jorge Coli - é professor de História da Arte e da Cultura na Unicamp e colunista da Revista CONCERTO.

Mais Textos

Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
Neojiba: o exemplo da Bahia para o Brasil Por Irineu Franco Perpetuo (24/7/2017)
Você conhece José Vieira Brandão? Por João Marcos Coelho (12/7/2017)
Campos do Jordão, Salzburg e a economia da cultura Por Nelson Rubens Kunze (12/7/2017)
Rameau em “dreadlocks” Por Jorge Coli (11/7/2017)
Isabelle Faust, Vadim Repin e Julian Rachlin: sobre expectativas, decepções e boas surpresas Por Camila Frésca (5/7/2017)
Encomenda da Osesp mostra Mehmari maduro Por Irineu Franco Perpetuo (3/7/2017)
Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Outubro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 

 
São Paulo:

30/10/2017 - Ópera Os pescadores de pérolas, de Bizet

Rio de Janeiro:
25/10/2017 - Orquestra Petrobras Sinfônica

Outras Cidades:
28/10/2017 - Curitiba, PR - III Festival de Ópera do Paraná
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046