Banner 468x60
Banner 180x60
Boa tarde.
Domingo, 25 de Junho de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes


 
 
 
Yoram David, Nikita Boriso-Glebsky e designers (12/5/2015)
Por Jorge Coli

O maestro Yoram David tem vindo a São Paulo com certa regularidade. Para maior felicidade dos paulistas, já que é um maestro de grande finura, atento aos detalhes, de excelente gosto e concepções seguras das obras.

O último concerto que regeu no Theatro Municipal, no dia 7 passado, com sala lotada, pôs à prova os membros da sinfônica. Primeiro foi a Suíte para sopros op. 4 de Richard Strauss, que demonstrou a grande qualidade que atingiram metais e madeiras: equilíbrio, brilhos, fraseados, fluíam belamente, em cores nuançadas.

O programa terminou com as Variaciones concertantes de Ginastera, prova dos nove para qualquer orquestra, porque transformam os chefes de naipe em solistas. Foi estupendo. Que maravilhoso violoncelo, que viola sonora, que flauta, que clarinete, que trompa, oboé e fagote! Que spalla virtuoso! No contrabaixo, Taís Gomes, parecia frágil atrás do seu instrumento, mas como fez soar aquele mastodonte!


Maestro israelense Yoram David, que comandou a Sinfônica Municipal no dia 7 de maio [foto: divulgação]

Coincidência ou não, das três vezes que pude ouvi-lo, Yoram David incluiu Mozart no programa: a Sinfonia nº 39, e também a regência de Don Giovanni em 2013. Desta vez, inseriu, entre a Suíte de Strauss e as Variaciones concertantes, o Concerto para violino e orquestra nº 5 de Mozart. O solista foi o jovem (nascido em 1985) russo Nikita Boriso-Glebsky. Seu violino tem a transparência e a alma do cristal. Pureza com força incisiva e elegante. Completou uma grande noite.


Nikita Boriso-Glebsky fez parte da integral consagrada aos concertos para violino de Vieuxtemps que a Orquestra Filarmônica de Liège gravou sob a batuta de Patrick Devin. Ele interpretou o de número três. Ouça-o aqui no rondó dessa obra.


Yoram David gravou em CD duas ópera raras e muito belas: Dalibor, de Smetana, e Angélique, de Ibert. Recomendo vivamente as duas gravações.


Os designers são sempre espertos e querem reinventar a roda... quadrada! Há exceções, mas com o espírito irrequieto e talentoso de quem não quer fazer nada como se costuma, aprontam bobagens.

Escrevo isto por causa dos programas que o Theatro Municipal vem confeccionando. Na segunda página aparece o índice, com números grandes, grafados em negritos. Muito bem, nada em contrário.

O problema é a numeração das páginas. Não apenas ela é feita com algarismos minúsculos, não apenas é inserida somente nas páginas da esquerda (que comportam os dois números, o da própria página e o da direita, assim, 14 15), mas, sobretudo, são enfiados juntinho da dobra central! Como pode encontrá-los o infeliz que procura? Cada página tem que ser aberta por inteiro para poder descobrir onde se está. Muito difícil. A tal ponto, que de início pensei que tivessem esquecido da numeração. Por que fazer simples quando se pode complicar, não é mesmo?

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Jorge Coli - é professor de História da Arte e da Cultura na Unicamp e colunista da Revista CONCERTO.

Mais Textos

Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
Noites memoráveis com Isabelle Faust e Alexander Melnikov Por Camila Frésca (18/5/2017)
Com Faust e Volmer, a Osesp chega à excelência Por Irineu Franco Perpetuo (16/5/2017)
Foi um esplendor, mas... Por Jorge Coli (16/5/2017)
Perdas e danos (Santa Marcelina incorpora Theatro São Pedro) Por Nelson Rubens Kunze (9/5/2017)
Pesquisa do Projeto Guri mostra resultados importantes Por Camila Frésca (3/5/2017)
Diana Damrau, uma artista de mais de 50 tons Por Irineu Franco Perpetuo (2/5/2017)
E Cristian Budu, finalmente, tocou com a Osesp! Por Irineu Franco Perpetuo (21/4/2017)
Olivier Toni Por João Marcos Coelho (20/4/2017)
“Uirapuru”, de Villa-Lobos: algumas considerações no centenário da obra Por Camila Frésca (12/4/2017)
Nasce uma estrela Por Jorge Coli (11/4/2017)
A festa do Concurso Maria Callas: competência e amor à música Por Jorge Coli (4/4/2017)
Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta “Jenufa”, de Janácek Por Nelson Rubens Kunze (4/4/2017)
“Risco” é vibrante imagem artística da cidade de São Paulo Por Jorge Coli (29/3/2017)
Quanto custa uma orquestra sinfônica? Por Nelson Rubens Kunze (28/3/2017)
De palmeiras e pinheirinhos nórdicos Por João Marcos Coelho (24/3/2017)
Opes abre temporada clássica no Theatro Municipal do Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (23/3/2017)
Sombra de sombra – a estreia da ópera “O espelho” Por João Luiz Sampaio (22/3/2017)
Helder Parente, talento infinito Por Rosana Lanzelotte (21/3/2017)
Trio Villani-Côrtes faz uma ótima estreia com “Três tons brasileiros” Por Camila Frésca (14/3/2017)
O valor da música (e a responsabilidade do Estado) Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2017)
Um Brasil diferente ainda é possível Por João Marcos Coelho (22/2/2017)
Em clima de festa, Theatro Municipal de São Paulo abre ano com bom concerto Por Nelson Rubens Kunze (22/2/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Junho 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1
 

 
São Paulo:

30/6/2017 - Orquestra de Câmara da ECA/USP - OCAM

Rio de Janeiro:
29/6/2017 - Ensemble San Carlino (Itália)

Outras Cidades:
28/6/2017 - Natal, RN - Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046