Banner 468x60
Banner 180x60
Boa tarde.
Sábado, 21 de Abril de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Yoram David, Nikita Boriso-Glebsky e designers (12/5/2015)
Por Jorge Coli

O maestro Yoram David tem vindo a São Paulo com certa regularidade. Para maior felicidade dos paulistas, já que é um maestro de grande finura, atento aos detalhes, de excelente gosto e concepções seguras das obras.

O último concerto que regeu no Theatro Municipal, no dia 7 passado, com sala lotada, pôs à prova os membros da sinfônica. Primeiro foi a Suíte para sopros op. 4 de Richard Strauss, que demonstrou a grande qualidade que atingiram metais e madeiras: equilíbrio, brilhos, fraseados, fluíam belamente, em cores nuançadas.

O programa terminou com as Variaciones concertantes de Ginastera, prova dos nove para qualquer orquestra, porque transformam os chefes de naipe em solistas. Foi estupendo. Que maravilhoso violoncelo, que viola sonora, que flauta, que clarinete, que trompa, oboé e fagote! Que spalla virtuoso! No contrabaixo, Taís Gomes, parecia frágil atrás do seu instrumento, mas como fez soar aquele mastodonte!


Maestro israelense Yoram David, que comandou a Sinfônica Municipal no dia 7 de maio [foto: divulgação]

Coincidência ou não, das três vezes que pude ouvi-lo, Yoram David incluiu Mozart no programa: a Sinfonia nº 39, e também a regência de Don Giovanni em 2013. Desta vez, inseriu, entre a Suíte de Strauss e as Variaciones concertantes, o Concerto para violino e orquestra nº 5 de Mozart. O solista foi o jovem (nascido em 1985) russo Nikita Boriso-Glebsky. Seu violino tem a transparência e a alma do cristal. Pureza com força incisiva e elegante. Completou uma grande noite.


Nikita Boriso-Glebsky fez parte da integral consagrada aos concertos para violino de Vieuxtemps que a Orquestra Filarmônica de Liège gravou sob a batuta de Patrick Devin. Ele interpretou o de número três. Ouça-o aqui no rondó dessa obra.


Yoram David gravou em CD duas ópera raras e muito belas: Dalibor, de Smetana, e Angélique, de Ibert. Recomendo vivamente as duas gravações.


Os designers são sempre espertos e querem reinventar a roda... quadrada! Há exceções, mas com o espírito irrequieto e talentoso de quem não quer fazer nada como se costuma, aprontam bobagens.

Escrevo isto por causa dos programas que o Theatro Municipal vem confeccionando. Na segunda página aparece o índice, com números grandes, grafados em negritos. Muito bem, nada em contrário.

O problema é a numeração das páginas. Não apenas ela é feita com algarismos minúsculos, não apenas é inserida somente nas páginas da esquerda (que comportam os dois números, o da própria página e o da direita, assim, 14 15), mas, sobretudo, são enfiados juntinho da dobra central! Como pode encontrá-los o infeliz que procura? Cada página tem que ser aberta por inteiro para poder descobrir onde se está. Muito difícil. A tal ponto, que de início pensei que tivessem esquecido da numeração. Por que fazer simples quando se pode complicar, não é mesmo?

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Jorge Coli - é professor de História da Arte e da Cultura na Unicamp e colunista da Revista CONCERTO.

Mais Textos

Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
“Sexta” de Mahler coroa trabalho artístico do Instituto Baccarelli Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2018)
Hvorostovsky e um “Rigoletto” excepcional Por Jorge Coli (26/2/2018)
10 anos de Filarmônica de Minas Gerais: muito a comemorar Por Nelson Rubens Kunze (26/2/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 2 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 1 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Relativizações, realidades e transformações: um olhar sobre “A flauta mágica” do Theatro Municipal Por João Luiz Sampaio (23/12/2017)
A produção é boa, mas faltou mágica na “Flauta” do Municipal Por Nelson Rubens Kunze (23/12/2017)
O prazer de ouvir Neymar Dias – muito bachiano e muito brasileiro Por Irineu Franco Perpetuo (20/12/2017)
Uma temporada inclusiva, feita com inteligência Por João Marcos Coelho (19/12/2017)
Uma grande e despretensiosa sátira Por João Luiz Sampaio (8/12/2017)
A goleada da Argentina (e nem precisaram do Messi) Por Nelson Rubens Kunze (8/12/2017)
Museu virtual reúne milhares de instrumentos de coleções britânicas Por Camila Frésca (4/12/2017)
Karnal, a Osesp e o governador Por Nelson Rubens Kunze (24/11/2017)
Quem não trafega nas redes sociais se trumbica Por João Marcos Coelho (24/11/2017)
Budu e Hilsdorf: nasce um duo Por Irineu Franco Perpetuo (14/11/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Abril 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5
 

 
São Paulo:

21/4/2018 - Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo

Rio de Janeiro:
27/4/2018 - Ópera Um Baile de Máscaras, de Verdi

Outras Cidades:
26/4/2018 - Belo Horizonte, MG - Ópera La Traviata, de Verdi
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046