Banner 468x60
Banner 180x60
Boa noite.
Segunda-Feira, 26 de Junho de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes


 
 
 
Os Brodsky e os Takács... e a nossa dura realidade (7/8/2015)
Por João Marcos Coelho

No reino da música de câmara, os quartetos de cordas são entidades à parte. Há uma cena emblemática que comprova isso no ótimo filme O último concerto (2012). É quando Christopher Walken, o violoncelista, que sente os sinais do Alzheimer e busca um substituto, encontra uma jovem asiática notável que integra um trio piano-violino-cello. Mas um dos integrantes do trio reclama. A resposta de Walken é perfeita. Não me lembro das palavras exatas, mas é algo assim: em trio este tipo de substituição é corriqueira e sem traumas. Em quarteto, a história é outra, ele pode até se dissolver se a alternativa não se encaixar.

Antes de prosseguir, lembrei de outra estória de arrepiar. Certa vez, um secretário municipal de Cultura de São Paulo decidiu demitir de uma vez todos os integrantes do Quarteto Cidade de São Paulo. Quando o alertaram de que o gesto era impensado e musicalmente absurdo, ele respondeu: “Contrato outros quatro amanhã, e ficará tudo bem”. Só se esqueceu de que são necessários no mínimo dez anos para um novo quarteto ter condições mínimas para se apresentar profissionalmente em nível digno.


O Quarteto Brodsky, da Inglaterra, que esteve no país para o Festival de Campos do Jordão [foto: divulgação]

Estes dois episódios me vieram à cabeça depois de assistir, no curto espaço de vinte dias, a dois quartetos excepcionais na Sala São Paulo: em meados de julho, dentro do Festival de Inverno de Campos do Jordão, e com ingressos superacessíveis (R$ 25 e 50, Sala São Paulo com inexplicáveis 250 pessoas apenas), o Brodsky (um show de inteligência na montagem do programa, rigorosamente espelhado, com peças contemporâneas aliadas a obras-primas – um “serioso” opus 95 de Beethoven de exceção). E no início deste mês, o Takács, igualmente soberbo, mas com ingressos sensivelmente mais altos e público maior, que no entanto não chegou a lotar a sala. O Quarteto nº 4 de Bartók foi dessas experiências de não se esquecer mais na vida.

Detalhe: segundo Fabio Zanon, os Brodsky vieram ao festival para ensinar a jovens quartetos locais. Só que eles não existem. Infelizmente, não temos jovens quartetos de cordas. Não é só de se lamentar. É perverso. Porque para os músicos de cordas a experiência do quarteto talvez seja a mais decisiva de suas vidas profissionais futuras. A interpretação de uma obra se constrói a quatro, por meio de um longo e minucioso trabalho de reflexão comum, diálogo e preparação. Todos precisam não apenas concordar sobre a maneira de tocarem juntos ou se interrogar sobre o sentido que querem dar à obra. Necessitam conquistar uma unidade na diversidade das personalidades de cada um, na expressão de Bernard Fournier, autor de quatro monumentais livros sobre o gênero.

As dificuldades técnicas parecem intransponíveis no início, abrangendo as coerências das arcadas, os fraseados, os modos de ataque, acentos, dinâmica etc. Um duro porém fertilíssimo aprendizado, fundamental para os músicos de cordas.

E não temos nenhum grupo jovem. Péssimo. Que tal estimular o nascimento de quartetos por aqui?

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





João Marcos Coelho - é jornalista e crítico musical, colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e apresentador do programa "O que há de novo", da Rádio Cultura FM; é coordenador da área de música contemporânea da CPFL Cultura.

Mais Textos

Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
Noites memoráveis com Isabelle Faust e Alexander Melnikov Por Camila Frésca (18/5/2017)
Com Faust e Volmer, a Osesp chega à excelência Por Irineu Franco Perpetuo (16/5/2017)
Foi um esplendor, mas... Por Jorge Coli (16/5/2017)
Perdas e danos (Santa Marcelina incorpora Theatro São Pedro) Por Nelson Rubens Kunze (9/5/2017)
Pesquisa do Projeto Guri mostra resultados importantes Por Camila Frésca (3/5/2017)
Diana Damrau, uma artista de mais de 50 tons Por Irineu Franco Perpetuo (2/5/2017)
E Cristian Budu, finalmente, tocou com a Osesp! Por Irineu Franco Perpetuo (21/4/2017)
Olivier Toni Por João Marcos Coelho (20/4/2017)
“Uirapuru”, de Villa-Lobos: algumas considerações no centenário da obra Por Camila Frésca (12/4/2017)
Nasce uma estrela Por Jorge Coli (11/4/2017)
A festa do Concurso Maria Callas: competência e amor à música Por Jorge Coli (4/4/2017)
Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta “Jenufa”, de Janácek Por Nelson Rubens Kunze (4/4/2017)
“Risco” é vibrante imagem artística da cidade de São Paulo Por Jorge Coli (29/3/2017)
Quanto custa uma orquestra sinfônica? Por Nelson Rubens Kunze (28/3/2017)
De palmeiras e pinheirinhos nórdicos Por João Marcos Coelho (24/3/2017)
Opes abre temporada clássica no Theatro Municipal do Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (23/3/2017)
Sombra de sombra – a estreia da ópera “O espelho” Por João Luiz Sampaio (22/3/2017)
Helder Parente, talento infinito Por Rosana Lanzelotte (21/3/2017)
Trio Villani-Côrtes faz uma ótima estreia com “Três tons brasileiros” Por Camila Frésca (14/3/2017)
O valor da música (e a responsabilidade do Estado) Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2017)
Um Brasil diferente ainda é possível Por João Marcos Coelho (22/2/2017)
Em clima de festa, Theatro Municipal de São Paulo abre ano com bom concerto Por Nelson Rubens Kunze (22/2/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Junho 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1
 

 
São Paulo:

28/6/2017 - Quinteto de Cordas da Orquestra Jovem do Estado

Rio de Janeiro:
26/6/2017 - VI Semana Internacional de Música de Câmara

Outras Cidades:
27/6/2017 - Porto Alegre, RS - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046