Banner 468x60
Banner 180x60
Boa tarde.
Sábado, 23 de Junho de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Viva a diversidade do violão brasileiro! (10/9/2015)
Por João Marcos Coelho

2015 parece ser, definitivamente, um ano iluminado para o violão e os violonistas por aqui. Multiplicam-se os excelentes lançamentos, a maioria impulsionados pelo ProAC, mecanismo estadual de incentivo a projetos que cabem sob medida na produção de um CD.

O leque é amplo. Além das gravações individuais, dois entre os mais consagrados grupos brasileiros acabam de lançar CDs.

Um deles, o Trio Opus 12, revive depois de fazer história na vida musical paulistana, na década de 1970: sua gravação de estreia representou um marco importante na música brasileira, pois foi o primeiro LP clássico independente no Brasil. Criado em 1977, era formado por três violonistas: Oscar Ferreira de Souza, Clemer Andreotti e Paulo Porto Alegre. Hoje, Paulo Porto Alegre, 62 anos, formidável como violonista e também como compositor, promove o renascimento do Trio Opus 12 – agora ao lado de dois ex-alunos muito talentosos, Daniel Murray e Chrystian Dozza – lançando Divertimentos. O CD vale a pena sobretudo pelas composições de Porto Alegre.


Daniel Murray, Paulo Porto Alegre e Chrystian Dozza, o Trio Opus 12 [foto: Christian Maldonado/divulgação]

O outro é o quarteto de violões Quaternaglia, que acaba de lançar o CD Xangô. O título do CD remete a uma obra de Almeida Prado, um dos mais importantes compositores brasileiros contemporâneos, que infelizmente nos deixou em 2010. Ele trabalhou a execução da obra anos atrás com Sidney Molina, Chrystian Dozza, Fábio Ramazzini e Thiago Abdalla – e dedicou-a ao Quaternaglia. É uma gravação de qualidade que abre um diversificado leque estilístico, onde cabem criações de Villa-Lobos, Ronaldo Miranda, Sérgio Molina, João Luiz e de um dos integrantes do quarteto, Christian Dozza, que trabalha sobre um belo tema de Egberto Gismonti.

Mas além desses grupos, tem muito mais. O Duo Assad num eclético retrato da criação musical brasileira sem adjetivos; o violonista peruano Jorge Caballero, que em Quadros, realiza um tour de force fantástico, interpretando a famosa transcrição de Kazuhito Yamashita para os Quadros de uma exposição, de Mussorgsky.

O mais recente desta lista é Daniel Murray, que em vez de um acaba de lançar dois CDs: um para públicos mais amplos, intitulado Autoral, só com ótimas e mais tradicionais composições para violão solo (com apenas duas exceções mais experimentais); outro decididamente experimental mas igualmente excelente, intitulado Universos em expansão....

Vale a pena fazer um passeio – um não, vários, muitos – pelo mundo do violão brasileiro contemporâneo. Não há, em outras latitudes, tamanha diversidade.

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





João Marcos Coelho - é jornalista e crítico musical, colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e apresentador do programa "O que há de novo", da Rádio Cultura FM; é coordenador da área de música contemporânea da CPFL Cultura.

Mais Textos

Auf Wiedersehen, Sir Rattle Por Leonardo Martinelli (22/6/2018)
Com Richard Strauss, ópera segue bem em 2018 no Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (19/6/2018)
Julia Lezhneva: Triunfo barroco na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (12/6/2018)
Movimento Violão, 15 anos de atividades eternizadas num lançamento de fôlego Por Camila Frésca (4/6/2018)
Dois elencos, duas Traviatas Por Jorge Coli (28/5/2018)
Uma grande surpresa e um grande concerto para piano Por João Marcos Coelho (25/5/2018)
Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Junho 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
 

 
São Paulo:

26/6/2018 - Geneva Camerata e Pieter Wispelwey - violoncelo

Rio de Janeiro:
23/6/2018 - Ópera A flauta mágica, de Mozart

Outras Cidades:
24/6/2018 - São José dos Campos, SP - Festival Ethno Brazil
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046