Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Segunda-Feira, 18 de Junho de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Fórum Ircam Brasil – Parte 3 (9/11/2015)
Por Camila Frésca

O terceiro e último dia do Fórum Ircam, na sexta-feira, dia 6, abriu seus trabalhos com uma conferência sobre composição com Flo Menezes. Um aspecto interessante do evento, aliás, foi a possibilidade de ouvir as obras em concerto e, depois, escutar seus compositores falarem sobre ela. Assim foi com Jerôme Combier, que teve sua obra Dawnlight executada na quarta-feira e falou sobre ela no dia seguinte. Da mesma forma, após ouvir a bela peça TransScriptio, para violino e eletrônica, no concerto de quinta-feira, foi possível ouvir Flo falar sobre ela na sexta. A obra se inscreve dentro do projeto do DVD-áudio Boulez + e por isso está diretamente relacionada à peças do mestre francês que integram o disco: Anthèmes 1 (para violino solo) e Anthèmes 2 (para violino e eletrônica). TransScriptio, para violino e eletrônica em tempo real, deriva de Scriptio, para violino solo, também de Flo. Falar mais sobre essas peças e sobre o disco, aliás, merece um texto separado. Mas vale dizer que um dos conceitos utilizados na peça – tal qual Boulez em Antèmes 2 –, é o uso multiplicativo da eletrônica, ou seja: mais do que oferecer novos elementos, a eletrônica transforma e expande o material que é apresentado pelo violino.

À sequência da fala de Flo, foi possível complementar ainda mais a experiência do concerto da noite anterior ouvindo o sound designer Serge Lemouton, do Ircam, que falou sobre difusão da eletrônica, tomando como exemplo justamente Anthèmes 2, da qual ele havia participado na noite anterior. A manhã terminou com uma sessão de “perguntas e respostas”, na qual os compositores Sergio Kafejian, Flo Menezes, Tatiana Catanzaro e Jerôme Combier responderam à plateia, falando sobre questões estéticas e dificuldades específicas que envolvem a música eletroacústica durante a performance.


Mesa com Kafejian, Menezes, Catanzaro, Combier e Lemouton [fotos: Camila Frésca/Revista CONCERTO]

Após o almoço, o público, que no terceiro dia continuava numeroso e atento, dividiu-se em três atividades: dois workshops e uma conversa sobre composição com Jerôme Combier, que comentou composições daqueles que trouxeram suas próprias peças para serem analisadas. Os workshops, mais uma vez, versaram sobre programas desenvolvidos pelo Ircam. O pesquisador Emmanuel Jordan falou, durante três horas, sobre OMax, o grande programa de criação musical do Ircam ao qual quase todos os demais softwares estão atrelados. Já Arshia Cont, diretor do departamento de pesquisas e interfaces criativas do instituto, comandou uma sessão completamente lotada na qual explicou o funcionamento do software Antescofo: uma espécie de “seguidor de partituras” modular que reconhece automaticamente a posição do músico na partitura, e é sensível a mudanças não previstas, como por exemplo um erro ou variações no tempo. Assim, ele consegue sincronizar a parte eletrônica e dar mais liberdade ao compositor na hora da escrita, uma vez que ele poderá contar com o suporte do software. Neste vídeo, é possível ver uma das aplicações do Antescofo: num “karaokê interativo”, é o acompanhamento musical que segue o cantor, e não o contrário.


Arshia Cont em sua palestra sobre o software Antescofo, “seguidor de partituras” desenvolvido pelo Ircam

Ao mesmo tempo em que passava pelos workshops, conversei com alguns dos envolvidos no evento, como a adida cultural do Consulado da França Inès da Silva e o compositor Jerôme Combier. Paola Palumbo, coordenadora do departamento de pesquisas e interfaces criativas do Ircam, me explicou que os fóruns presenciais como este realizado em São Paulo são um complemento a um fórum online permanente, que pode ser acessado em forumnet.ircam.fr. Trata-se de uma plataforma colaborativa internacional dedicada à tecnologia da música, em torno dos softwares desenvolvidos pelo instituto. O fórum é aberto e possui mais de mil usuários no mundo inteiro, entre compositores, artistas, estudantes, professores, engenheiros e profissionais envolvidos com o universo da composição musical assistida por computador. É possível inscrever-se gratuitamente do Fórum Ircam online, e o usuário passa a ter acesso livre a alguns softwares, informações sobre as reuniões anuais, além de poder participar de grupos de discussão. Palumbo estava surpresa com a receptividade dos brasileiros ao fórum, bem como com o número de usuários que já conheciam os softwares. Igualmente entusiasmado estava Stéphan Schaub, professor da Unicamp e um dos organizadores do evento, ao lado de Rogério Costa (USP) e Flo Menezes (Unesp). Ele contou que os mais de 200 inscritos no evento foram uma grata surpresa ao receio inicial de que não houvesse um número expressivo de participantes.


Concerto de encerramento realizado no Teatro Maria de Lourdes Sekeff, no Instituto de Artes da Unesp

A programação oficial do Fórum Ircam São Paulo encerrou-se com mais um concerto, dessa vez no Teatro Maria de Lourdes Sekeff, no próprio Instituto de Artes da Unesp. “Presença, ausência e memórias”, organizado por Rogério Costa e Stéphan Schaub, foi um programa de livre improvisação com eletrônica em tempo real e a participação de diversos instrumentistas, reunindo músicos e pesquisadores brasileiros e franceses. Um final a altura da qualidade do evento.


[Veja também]
Fórum Ircam Brasil – Parte 1
Fórum Ircam Brasil – Parte 2

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Camila Frésca - é jornalista e doutoranda em musicologia pela ECA-USP. É autora do livro "Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro" (Annablume, 2010).

Mais Textos

Julia Lezhneva: Triunfo barroco na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (12/6/2018)
Movimento Violão, 15 anos de atividades eternizadas num lançamento de fôlego Por Camila Frésca (4/6/2018)
Dois elencos, duas Traviatas Por Jorge Coli (28/5/2018)
Uma grande surpresa e um grande concerto para piano Por João Marcos Coelho (25/5/2018)
Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
“Sexta” de Mahler coroa trabalho artístico do Instituto Baccarelli Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Junho 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
 

 
São Paulo:

18/6/2018 - Caio Guimarães e Lucas Nogara - pianos

Rio de Janeiro:
19/6/2018 - Maur Trio

Outras Cidades:
19/6/2018 - Recife, PE - Orquestra Sinfônica de Recife
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046