Banner 468x60
Banner 180x60
Boa noite.
Quarta-Feira, 23 de Maio de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Bela safra (22/12/2015)
Por Jorge Coli

Que beleza, o concerto com o qual o Theatro São Pedro encerrou sua temporada de 2015! Foi um presente de festas que aqueceu o coração nestes tempos de perspectivas futuras não muito calorosas.

Eram os formandos da Academia de Ópera, cantores, maestros, mostrando o resultado de um trabalho sério: artistas de nível muito alto, alguns excepcionais. Exceto o maestro André dos Santos que regeu a maior parte das obras (Luiz Fernando Malheiro, anunciado para o dia 20, preferiu ceder a batuta àquele que é o coordenador da academia), e a cantora convidada Marly Montoni, todos os outros eram alunos.

Havia dois maestros na turma dos novos acadêmicos – Pedro Messias, Flávio Lago – e os seguintes cantores: André Rabello, Camila Titinger, Caroline Jadach, Daniel Umbelino, Dayvison Duque, Debora Dibi, Eduardo Fujita, Gustavo França, Johnny França, Jorge Trabanco, Mar Oliveira, Maria Sole Gallevi, Meghan Dawson, Rachel Alonso e Roseane Soares.


Turma de 2015 da Academia de Ópera do Theatro São Pedro de São Paulo [foto: divulgação]

Eles encarregaram-se de um programa substancial, em solos, duetos, conjuntos e peças orquestrais, 16 ao todo, de diversos compositores. Demonstraram que há ali uma safra de belos artistas, alguns já maduros para lançarem-se em carreiras profissionais, outros revelando qualidades cheias de promessas. Assinalo a qualidade excepcional de um tenor como Mar Oliveira (a ária de Lenski, do Eugene Oneguin, de Tchaikovsky, por ele interpretada, demonstrou musicalidade, beleza de timbre, domínio de todas as dificuldades; seu duque de Mântua foi ainda melhor). Lembro Camila Tittinger, cuja voz desabrocha nos médios e nos agudos; a presença cênica, o domínio vocal do sempre excelente Johnny França; a sutileza atenta dos jovens maestros Flávio Lago e Pedro Messias, que regeram admiravelmente páginas de Carlos Gomes e de Leoncavallo.

No entanto, é melhor guardar na memória todos os nomes que listei acima. Eles, mais Marly Montoni, voz calorosa, cheia, que nos ofereceu uma impressionante Ária do compositor, na Ariadne em Naxos, de Richard Strauss, e uma poderosa Chimène, no Le Cid, de Massenet, anunciam uma grande e bela história musical por vir. Aos bravos da plateia entusiasmada ajunto aqui, mais uma vez, os meus.

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Jorge Coli - é professor de História da Arte e da Cultura na Unicamp e colunista da Revista CONCERTO.

Mais Textos

Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
“Sexta” de Mahler coroa trabalho artístico do Instituto Baccarelli Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2018)
Hvorostovsky e um “Rigoletto” excepcional Por Jorge Coli (26/2/2018)
10 anos de Filarmônica de Minas Gerais: muito a comemorar Por Nelson Rubens Kunze (26/2/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 2 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 1 Por Camila Frésca (22/1/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Maio 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
 

 
São Paulo:

26/5/2018 - Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (CANCELADO)

Rio de Janeiro:
26/5/2018 - Orquestra Sinfônica Brasileira

Outras Cidades:
30/5/2018 - Vitória, ES - Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046