Banner 468x60
Banner 180x60
Boa tarde.
Sexta-Feira, 25 de Maio de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Um começo promissor (16/2/2016)
Por Jorge Coli

Calor senegalesco, como, ao que parece, não se deve dizer ou escrever. Mas calorão mesmo, nesse domingo 14 de fevereiro. A climatização do Municipal de São Paulo ainda não estava funcionando.

Apesar disso, o concerto, às 17h, não falhou. O prefeito Haddad estava lá, a postos, em seu camarote. A observação que segue não tem nada de política: sinto-me feliz quando vejo um prefeito que emprega sua tarde de domingo para ouvir Mahler. Bem que poderia haver outros administradores, de qualquer partido, assim.

Era a Sinfonia nº 2, Ressurreição. Um delírio de música, absurdo, monumental, fenomenal, com uma hora e meia de duração, exigindo imensa orquestra, coro enorme e duas solistas. Mahler tem algo de cinematográfico, e suas sinfonias são herdeiras das experiências que outros compositores desenvolveram nos poemas sinfônicos. Elas situam paisagens sonoras amplas, sutis ou brutais, com invenções surpreendentes sempre. Apesar da ambição e da imensidão, cada detalhe é cuidado. Pede o equilíbrio entre o gigantesco e o minucioso.

Grande música que faz a delícia dos maestros porque permite expor de modo espetacular as qualidades das formações musicais que dirigem. É, porém, um risco: sustentar, aguentar durante tanto tempo exigências tão grandes e tão grandes intensidades, não é simples.

Além das qualidades cada vez melhores da Orquestra Sinfônica Municipal, do Coro Lírico, das solistas Camila Titinger e Lidia Schäffer, o que se teve na tarde calorenta de domingo não se limitou a questões técnicas bem solucionadas. Foi um magnífico empenho coletivo, para que o resultado fosse vivo poderoso. Pode-se dizer que, literalmente, os músicos – que estavam sem paletó naquela sauna – suaram as camisas.

Belo concerto, promissor para o resto da temporada deste ano.

Clássicos Editorial Ltda. © 2016 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Jorge Coli - é professor de História da Arte e da Cultura na Unicamp e colunista da Revista CONCERTO.

Mais Textos

Uma grande surpresa e um grande concerto para piano Por João Marcos Coelho (25/5/2018)
Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
“Sexta” de Mahler coroa trabalho artístico do Instituto Baccarelli Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2018)
Hvorostovsky e um “Rigoletto” excepcional Por Jorge Coli (26/2/2018)
10 anos de Filarmônica de Minas Gerais: muito a comemorar Por Nelson Rubens Kunze (26/2/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 2 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 1 Por Camila Frésca (22/1/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Maio 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
 

 
São Paulo:

25/5/2018 - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Coro Acadêmico da Osesp e Coro da Osesp

Rio de Janeiro:
29/5/2018 - Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro

Outras Cidades:
26/5/2018 - Belo Horizonte, MG - Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046