Banner 468x60
Banner 180x60
Boa noite.
Quarta-Feira, 23 de Maio de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
“L’amico Fritz”, no Theatro São Pedro (25/2/2016)
Por Jorge Coli

São tantos os prazeres trazidos pela música, tantos. Nem sempre os mesmos. Neste domingo que passou, o Teatro São Pedro encenou L’amico Fritz, de Mascagni, nas Tardes de Ópera. A obra é apresentada com alguns cortes, acompanhamento de piano, e os cantores evoluem no proscênio, com a cortina baixada. Alguns cubos simbolizam os acessórios do cenário.

Coisa simples, com cantores jovens. No final, porém, não havia quem não saísse comovido. Primeiro, pela música admirável, tão injustamente esquecida. O piano de Flávio Lago foi, por sinal, propício para revelar as delicadezas, as nuanças e sofisticações de uma partitura de fato requintada. As versões pianísticas das óperas sempre trazem enfoques e prazeres específicos.


Cena de L’amico Fritz, de Mascagni, apresentada nas Tardes de Ópera do Theatro São Pedro [foto: divulgação]

Depois, pela qualidade dos intérpretes, tão jovens. Camila Titinger confirmou a beleza dessa voz dourada, calorosa, e sem escolhos; Mar Oliveira sua capacidade em emitir os mais suaves pianíssimos numa concepção altamente musical. É um prazer vê-los progredir, afirmarem-se mais e mais. Belo elenco de apoio, e uma bela participação de Ariel Sanches no solo do violino cigano, tocada com finura e elegância. A direção de cena foi de Paulo Esper, simples e eficaz.

Muitas vezes, uma tarde assim lava mais a alma do que montagens pretensiosas, pesadas, com cantores prestigiosos. Inda mais para L’amico Fritz, em que a juventude dos intérpretes é tão essencial.

Outro ponto. O Theatro São Pedro tem investido seriamente na formação de jovens cantores. Dispõe agora de uma verdadeira companhia, capaz de assumir papéis diversos. Apesar de o dinheiro ser curto, talvez ele pudesse escolher alguns títulos e dá-los com orquestra, em versões semicênicas. Em todo caso, essas tardes de ópera, gratuitas, já estão formando cantores e público.

Ouça aqui o dueto das cerejas, de L’amico Fritz, por Camila Titinger e Mar Oliveira, piano de Flávio Lago, tal como foi interpretado no domingo passado.

[Em favor da transparência, o Site CONCERTO informa que Jorge Coli participará de um dos espetáculo das Tardes de Ópera, do Theatro São Pedro]

Clássicos Editorial Ltda. © 2016 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Jorge Coli - é professor de História da Arte e da Cultura na Unicamp e colunista da Revista CONCERTO.

Mais Textos

Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
“Sexta” de Mahler coroa trabalho artístico do Instituto Baccarelli Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2018)
Hvorostovsky e um “Rigoletto” excepcional Por Jorge Coli (26/2/2018)
10 anos de Filarmônica de Minas Gerais: muito a comemorar Por Nelson Rubens Kunze (26/2/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 2 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 1 Por Camila Frésca (22/1/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Maio 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
 

 
São Paulo:

26/5/2018 - Academia de Ópera e Orquestra Jovem do Theatro São Pedro

Rio de Janeiro:
23/5/2018 - Trio Angela Diel - mezzo soprano, Hugo Pilger - violoncelo e Ney Fialkow - piano

Outras Cidades:
26/5/2018 - Manaus, AM - XXI Festival Amazonas de Ópera
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046