Banner 468x60
Banner 180x60
Boa tarde.
Segunda-Feira, 22 de Maio de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes


 
 
 
“L’amico Fritz”, no Theatro São Pedro (25/2/2016)
Por Jorge Coli

São tantos os prazeres trazidos pela música, tantos. Nem sempre os mesmos. Neste domingo que passou, o Teatro São Pedro encenou L’amico Fritz, de Mascagni, nas Tardes de Ópera. A obra é apresentada com alguns cortes, acompanhamento de piano, e os cantores evoluem no proscênio, com a cortina baixada. Alguns cubos simbolizam os acessórios do cenário.

Coisa simples, com cantores jovens. No final, porém, não havia quem não saísse comovido. Primeiro, pela música admirável, tão injustamente esquecida. O piano de Flávio Lago foi, por sinal, propício para revelar as delicadezas, as nuanças e sofisticações de uma partitura de fato requintada. As versões pianísticas das óperas sempre trazem enfoques e prazeres específicos.


Cena de L’amico Fritz, de Mascagni, apresentada nas Tardes de Ópera do Theatro São Pedro [foto: divulgação]

Depois, pela qualidade dos intérpretes, tão jovens. Camila Titinger confirmou a beleza dessa voz dourada, calorosa, e sem escolhos; Mar Oliveira sua capacidade em emitir os mais suaves pianíssimos numa concepção altamente musical. É um prazer vê-los progredir, afirmarem-se mais e mais. Belo elenco de apoio, e uma bela participação de Ariel Sanches no solo do violino cigano, tocada com finura e elegância. A direção de cena foi de Paulo Esper, simples e eficaz.

Muitas vezes, uma tarde assim lava mais a alma do que montagens pretensiosas, pesadas, com cantores prestigiosos. Inda mais para L’amico Fritz, em que a juventude dos intérpretes é tão essencial.

Outro ponto. O Theatro São Pedro tem investido seriamente na formação de jovens cantores. Dispõe agora de uma verdadeira companhia, capaz de assumir papéis diversos. Apesar de o dinheiro ser curto, talvez ele pudesse escolher alguns títulos e dá-los com orquestra, em versões semicênicas. Em todo caso, essas tardes de ópera, gratuitas, já estão formando cantores e público.

Ouça aqui o dueto das cerejas, de L’amico Fritz, por Camila Titinger e Mar Oliveira, piano de Flávio Lago, tal como foi interpretado no domingo passado.

[Em favor da transparência, o Site CONCERTO informa que Jorge Coli participará de um dos espetáculo das Tardes de Ópera, do Theatro São Pedro]

Clássicos Editorial Ltda. © 2016 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Jorge Coli - é professor de História da Arte e da Cultura na Unicamp e colunista da Revista CONCERTO.

Mais Textos

Noites memoráveis com Isabelle Faust e Alexander Melnikov Por Camila Frésca (18/5/2017)
Com Faust e Volmer, a Osesp chega à excelência Por Irineu Franco Perpetuo (16/5/2017)
Foi um esplendor, mas... Por Jorge Coli (16/5/2017)
Perdas e danos (Santa Marcelina incorpora Theatro São Pedro) Por Nelson Rubens Kunze (9/5/2017)
Pesquisa do Projeto Guri mostra resultados importantes Por Camila Frésca (3/5/2017)
Diana Damrau, uma artista de mais de 50 tons Por Irineu Franco Perpetuo (2/5/2017)
E Cristian Budu, finalmente, tocou com a Osesp! Por Irineu Franco Perpetuo (21/4/2017)
Olivier Toni Por João Marcos Coelho (20/4/2017)
“Uirapuru”, de Villa-Lobos: algumas considerações no centenário da obra Por Camila Frésca (12/4/2017)
Nasce uma estrela Por Jorge Coli (11/4/2017)
Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta “Jenufa”, de Janácek Por Nelson Rubens Kunze (4/4/2017)
A festa do Concurso Maria Callas: competência e amor à música Por Jorge Coli (4/4/2017)
“Risco” é vibrante imagem artística da cidade de São Paulo Por Jorge Coli (29/3/2017)
Quanto custa uma orquestra sinfônica? Por Nelson Rubens Kunze (28/3/2017)
De palmeiras e pinheirinhos nórdicos Por João Marcos Coelho (24/3/2017)
Opes abre temporada clássica no Theatro Municipal do Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (23/3/2017)
Sombra de sombra – a estreia da ópera “O espelho” Por João Luiz Sampaio (22/3/2017)
Helder Parente, talento infinito Por Rosana Lanzelotte (21/3/2017)
Trio Villani-Côrtes faz uma ótima estreia com “Três tons brasileiros” Por Camila Frésca (14/3/2017)
O valor da música (e a responsabilidade do Estado) Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2017)
Um Brasil diferente ainda é possível Por João Marcos Coelho (22/2/2017)
Em clima de festa, Theatro Municipal de São Paulo abre ano com bom concerto Por Nelson Rubens Kunze (22/2/2017)
Sígrido Levental e o Conservatório do Brooklin (lembranças pessoais) Por Nelson Rubens Kunze (3/2/2017)
Sarau e livro recuperam a obra do violinista catarinense Adolpho Mello Por Camila Frésca (23/1/2017)
Nação civilizada (ou seria incivilizada?) Por Nelson Rubens Kunze (18/1/2017)
Diário de viagem Por Jorge Coli (16/1/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Maio 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3
 

 
São Paulo:

25/5/2017 - Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

Rio de Janeiro:
28/5/2017 - XII RioHarpFestival

Outras Cidades:
25/5/2017 - Belo Horizonte, MG - Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046