Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Segunda-Feira, 23 de Abril de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Em clima de festa, Theatro Municipal de São Paulo abre ano com bom concerto (22/2/2017)
Por Nelson Rubens Kunze

Com casa lotada e em clima de festa, o Theatro Municipal de São Paulo abriu a sua temporada de 2017 no sábado passado, dia 18 de fevereiro. A Orquestra Sinfônica Municipal, o Coral Lírico (sob nova direção de Mário Zaccaro), o Coral Paulistano (direção de Naomi Munakata) e os solistas Gabriella Pace (soprano), Luisa Francesconi (mezzo soprano) e Fernando Portari (tenor), todos sob regência do novo titular maestro Roberto Minczuk, apresentaram Villa-Lobos (Magnificat Alleluia) e a Sinfonia nº 2, Lobgesang, de Mendelssohn.

O evento se iniciou com uma breve fala do secretário de Cultura, André Sturm, que também acumula o cargo de diretor geral da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, e do novo diretor artístico Cleber Papa. Sturm agradeceu aos corpos estáveis e à nova direção, e disse que o teatro vai oferecer para a cidade uma programação rica, com concertos sinfônicos, óperas (“com toda a sofisticação que o gênero merece”) e outras manifestações artísticas. Já Papa fez uma brincadeira dizendo que “São Paulo tem cons(c)erto”, aludindo ao escândalo do esquema fraudulento da gestão anterior.

Após a apresentação do Hino Nacional teve início o concerto propriamente dito, e o concerto foi um sucesso. Magnificat Alleluia é uma obra breve, de 8 minutos, para mezzo soprano, coro e orquestra sinfônica. Foi escrita em 1958, um ano antes da morte do compositor, como encomenda do Papa Pio XII. A obra é de construção musical ambiciosa e alterna os solos com o coro até um apoteótico final.

Mas foi com a grande Sinfonia nº 2, Lobgesang, de Mendelssohn, que o concerto alcançou seu ponto culminante. Roberto Minczuk conduziu a obra de cor (aliás, também regeu o Villa-Lobos de cor), em interpretação emocionante, com perfeita compreensão do discurso musical e com absoluto domínio da imensa massa vocal e instrumental. Orquestra e coros voltaram a demonstrar o bom desempenho dos últimos anos.

Contribuiu para sucesso da noite a performance dos ótimos solistas Gabriella Pace, Luisa Francesconi e Fernando Portari, três de nossos mais importantes e reconhecidos cantores. Destaque especial para Francesconi, que já havia solado na obra de Villa-Lobos. Além do lindo timbre, a artista exibiu técnica cuidada e consciência de estilo.

Concerto de abertura da temporada 2017 do Theatro Municipal de São Paulo [divulgação]

A noite também marcou o lançamento da programação artística do primeiro semestre do Theatro Municipal, primeira temporada elaborada sob a direção artística de Cleber Papa. Séries como “Domingo no Municipal”, “Meu primeiro Municipal” e “Concertos informais” indicam um desejo legítimo de aproximar a casa da comunidade, em conformidade com o lema geral que inspira a programação: “o Municipal na cidade, a cidade no Municipal”. A temporada deste primeiro semestre tem duas óperas em concerto (Fidelio de Beethoven e A danação de Fausto de Berlioz), programas interessantes (a integral das Bachianas Brasileiras, a Paixão segundo São João de Bach ou a apresentação da versão completa do Peer Gynt de Grieg) e a participação expressiva de artistas brasileiros. Para o segundo semestre, a direção promete a volta das óperas encenadas.

Após o escândalo que se abateu sobre o Municipal no ano passado, a temporada anunciada, com o pé no chão, tem o mérito de fazer a grande engrenagem do teatro voltar a funcionar. O concerto de abertura foi um sucesso e demonstrou que a nova gestão Papa/Minczuk goza da confiança e do apoio do público.

Observação: Hoje (quarta-feira, dia 22/02), ao meio-dia, o concerto de abertura da temporada do Theatro Municipal de São Paulo será transmitido na rádio Cultura FM 103,3.

[Clique aqui para mais detalhes sobre a Temporada 2017 do Theatro Municipal de São Paulo.]





Nelson Rubens Kunze - é diretor-editor da Revista CONCERTO

Mais Textos

Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
“Sexta” de Mahler coroa trabalho artístico do Instituto Baccarelli Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2018)
Hvorostovsky e um “Rigoletto” excepcional Por Jorge Coli (26/2/2018)
10 anos de Filarmônica de Minas Gerais: muito a comemorar Por Nelson Rubens Kunze (26/2/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 2 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 1 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Relativizações, realidades e transformações: um olhar sobre “A flauta mágica” do Theatro Municipal Por João Luiz Sampaio (23/12/2017)
A produção é boa, mas faltou mágica na “Flauta” do Municipal Por Nelson Rubens Kunze (23/12/2017)
O prazer de ouvir Neymar Dias – muito bachiano e muito brasileiro Por Irineu Franco Perpetuo (20/12/2017)
Uma temporada inclusiva, feita com inteligência Por João Marcos Coelho (19/12/2017)
Uma grande e despretensiosa sátira Por João Luiz Sampaio (8/12/2017)
A goleada da Argentina (e nem precisaram do Messi) Por Nelson Rubens Kunze (8/12/2017)
Museu virtual reúne milhares de instrumentos de coleções britânicas Por Camila Frésca (4/12/2017)
Karnal, a Osesp e o governador Por Nelson Rubens Kunze (24/11/2017)
Quem não trafega nas redes sociais se trumbica Por João Marcos Coelho (24/11/2017)
Budu e Hilsdorf: nasce um duo Por Irineu Franco Perpetuo (14/11/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Abril 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5
 

 
São Paulo:

29/4/2018 - Coral Paulistano Mário de Andrade

Rio de Janeiro:
27/4/2018 - Ópera Um Baile de Máscaras, de Verdi

Outras Cidades:
28/4/2018 - Porto Alegre, RS - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046