Coleção Música do Brasil lança disco com obras de Almeida Prado gravadas pela Osesp

por Redação CONCERTO 05/06/2023

A série Música do Brasil, do Selo Naxos, acaba de lançar seu novo volume, dedicado ao compositor Almeida Prado, que em 2023 completaria 80 anos de idade. O disco foi gravado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e o Coro da Osesp, sob regência do maestro Neil Thomson, diretor artístico da Filarmônica de Goiás. 

Após se relacionar com diferentes tendências estéticas ao longo de sua formação, o compositor Almeida Prado foi pautado pela busca de uma voz pessoal que hoje é celebrada como uma das mais importantes da história da música brasileira. 

Este é o segundo disco da série da Naxos dedicado a ele. No primeiro, a Filarmônica de Minas Gerais e a pianista Sonia Rubinsky gravaram o Concerto para piano nº1, Aurora e o Concerto Fribourgeois.

O novo álbum traz duas peças. A primeira delas é Pequenos funerais cantantes, do início de sua carreira, em que há uma escrita sofisticada no modo como faz coro, orquestra e solistas (os ótimos Sabah Teixeira e Clarissa Cabral) dialogarem. 

Em seguida, os músicos da Osesp interpretam a Sinfonia dos orixás. Com orquestração que explora os coloridos da orquestra de maneira rica e viva, a obra evoca as divindades da religião iorubá e a presença da música de raízes africanas na cultura brasileira – e revela a autoridade e a personalidade com que Almeida Prado encontrou a própria voz.

Em seu próximo lançamento, programado para julho, a série Música do Brasil traz mais um volume dedicado a Claudio Santoro, em que a Orquestra Filarmônica de Goiás interpreta a sua Sinfonia nº 8 (com solos de Denise de Freitas) e o Concerto para violoncelo (com Marina Martins). A regência é mais uma vez de Neil Thomson.

O disco com as obras de Almeida Prado, assim como os demais álbuns da série Música do Brasil, está disponível na Loja Clássicos; clique aqui

Leia também
Notícias São Paulo Companhia de Dança inaugura temporada na qual celebra 15 anos de atividades
Notícias Camerata Salzburg abre temporada de assinaturas da Cultura Artística
Especial Kaija Saariaho (1952-2023): seis obras para conhecer uma autora fundamental

Capa do CD com obras de Almeida Prado para o selo Naxos

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.