É hoje, dia 29 de janeiro, o lançamento internacional do novo CD da coleção Música do Brasil, do selo Naxos, intitulado “Villa-Lobos - Transcrições para coro”. O registro traz o Coro do Osesp, sob direção de Valentina Peleggi, interpretando transcrições que Villa-Lobos fez de grandes obras do repertório universal. Entre elas há prelúdios e fugas de Bach, Ständchen de Schubert, Träumerei de Schumann, uma das canções sem palavras de Mendelssohn, além de peças de Chopin, Rachmaninov, Massenet, Beethoven e do próprio Villa-Lobos (Bachianas Brasileiras nº 9).
O CD, importado, pode ser adquirido no site da Loja CLÁSSICOS [clique aqui].
Leia abaixo o texto publicado na edição de janeiro-fevereiro da Revista CONCERTO:
VILLA-LOBOS
Transcrições para coro
Coro da Osesp
Valentina Peleggi – regente
Lançamento Naxos. Importado.
Sexto volume da coleção Música do Brasil, do selo Naxos, Transcrições para coro é um disco histórico, em diversos sentidos. Primeiro, porque registra o trabalho do Coro da Osesp. Segundo, por trazer uma série de primeiras gravações mundiais. E, por fim, pelo olhar que oferece sobre a obra de Villa-Lobos. O compositor sempre entendeu a música coral como um instrumento fundamental a ser usado na formação musical – prova disso foi o projeto do Canto Orfeônico desenvolvido durante o Estado Novo. Mas o que cantar? Além de escrever diversas peças originais para coro, Villa-Lobos fez transcrições de uma série de peças do chamado repertório tradicional. É o caso de passagens das Canções sem palavras, de Mendelssohn; de Träumerei, de Schumann; de Ständchen, de Schubert; de valsas de Chopin; prelúdios de Rachmaninov; da Elégie, de Massenet; ou do segundo movimento da Sonata patética, de Beethoven.
E esses são apenas alguns dos principais destaques de um álbum marcante, que conta com a regência precisa da maestrina italiana Valentina Peleggi. Em recente entrevista, o diretor artístico da Fundação Osesp Arthur Nestrovski celebrou o álbum como um marco na trajetória do Coro da Osesp e disse acreditar que será decisivo na ampliação do espaço internacional da música coral de Villa-Lobos. Após a audição, é impossível discordar.
Leia mais
Notícias Duo Santoro celebra 30 anos de carreira com concerto digital
Notícias Filme do Fórum Econômico de Davos reúne músicos de todo o mundo
Notícias Metropolitan Opera cria cargo dedicado a promover a diversidade
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.