CONCERTO entrevista Jamil Maluf

por Redação CONCERTO 14/10/2020

Temporada 2020 - Programa 10

CONCERTO entrevista Jamil Maluf
Regente titular da Orquestra Experimental de Repertório e da Orquestra Sinfônica de Piracicaba

Segunda-feira, 19 de outubro de 2020, às 19h 

Mediação
João Luiz Sampaio

Entrevistadores
Andrei Reina
Irineu Franco Perpetuo
Luisa Francesconi

 

 

Natural de Piracicaba, o maestro Jamil Maluf graduou-se em Regência Orquestral pela Escola Superior de Música, em Detmold, Alemanha, sob a orientação do maestro Dr. Martin Stephani. Durante sua permanência de seis anos na Europa, atuou como regente convidado de diversas orquestras e participou dos Seminários Internacionais para Regentes, em Trier, Alemanha, com o Maestro Sergiu Celibidache.

Regressando ao Brasil, em 1980, Jamil Maluf tornou-se o Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal, do Theatro Municipal de São Paulo. Em 1990 criou, no âmbito desse teatro, a Orquestra Experimental de Repertório, a qual conduziu, com grande sucesso, até fevereiro de 2014. De 2000 a 2002 Jamil Maluf foi também Regente Titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, do Teatro Guaíra, em Curitiba.

Ele atuou como Regente da Orquestra e Professor de Regência nos 12º e 34º Festivais de Inverno de Campos do Jordão, sendo também frequentemente convidado a dirigir os principais conjuntos sinfônicos brasileiros.

Por quatro vezes foi distinguido com o prêmio de “Melhor Regente de Orquestra” pela APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte; recebeu, também, o “Prêmio Carlos Gomes”, como “Melhor Regente de Ópera” e o “Prêmio Maestro Eleazar de Carvalho", como “Personalidade Musical do Ano”, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo.

Como compositor de trilhas sonoras para teatro, Jamil Maluf recebeu os prêmios Apetesp, APCA e Panamco. De 1987 a 1992 ele apresentou o programa de música clássica “Primeiro Movimento”, na TV Cultura, da Fundação Padre Anchieta.

De 2005 a 2009, Jamil Maluf foi Diretor Artístico do Theatro Municipal de São Paulo.

Em 2015 assumiu como Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica de Piracicaba e, em 2017, retornou ao posto de Regente Titular da Orquestra Experimental de Repertório.

Jamil Maluf (divulgação, Amanda Vieira)
Jamil Maluf (divulgação, Amanda Vieira)

 

 

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.