São Paulo Companhia de Dança estreia ‘Quebra-nozes’ em versão de Márcia Haydée 

por Nelson Rubens Kunze 25/11/2022

Espetáculo estreia no dia 1º de dezembro, no Teatro Sérgio Cardoso; Associação Pró-Dança lança programa de Patronos 2023

Estreia no próximo dia 1º de dezembro, no Teatro Sérgio Cardoso, O quebra-nozes no mundo dos sonhos, criado por Márcia Haydée para a São Paulo Companhia de Dança. Trata-se de uma releitura do conto de E.T.A. Hoffmann, em que a fantástica história dos dois irmãos e do boneco quebra-nozes – que em uma noite de Natal viajam por um reino mágico e dançante – ganha referências brasileiras com danças urbanas, da capoeira, do samba e do balé clássico. A música é a do famoso balé de Tchaikovsky.

“Comecei na dança aos 3 anos de idade e estou com 85, então vocês podem imaginar que vi dezenas de Quebra-nozes na vida. Vocês podem ter certeza de que este que estamos fazendo aqui, com a São Paulo Companhia de Dança, é absolutamente original!”

Assim Márcia Haydée se dirigiu ao público convidado para o ensaio aberto realizado na última terça-feira, dia 22, na sede da companhia de dança, no Bom Retiro. E a pequena mostra do que se viu serviu de prova do que disse a diretora.

Na versão de Márcia Haydée, diferentemente do original, os irmãos têm uma relação de companheirismo e carinho. Drosselmeyer, o padrinho excêntrico, é um mágico, e ao invés de levar os irmãos ao Reino das Neves (não tem neve no Brasil!), leva-os ao Mundo dos Sonhos, onde são recebidos por Vega, a estrela mais brilhante da constelação.

“Foi um grande prazer receber esse convite da Inês [Inês Bogéa, diretora artística da SPCD] para montar meu primeiro Quebra-nozes e o primeiro da companhia”, afirmou Haydée. “Depois de tudo que o mundo passou nos últimos tempos, quis trazer um pouco de alegria por meio da arte, em uma versão que traz muito da minha história e com referências ao meu país de origem, que é o Brasil. Quis fazer um Quebra-nozes brasileiro, assim como somos. Quando cheguei aqui e me reencontrei com esses bailarinos pelos quais tenho tanto carinho, tudo fluiu e a história se construiu na sala de ensaio, a partir deles.”

Márcia Haydée é uma das maiores personalidades da dança brasileira de nosso tempo. Formada no Royal Ballet School de Londres, na Inglaterra, foi inicialmente solista e depois diretora do Ballet de Stuttgart, na Alemanha. Dançou com bailarinos como Rudolf Nureyev, Jorge Donn e Mikhail Baryshnikov e trabalhou com coreógrafos como Maurice Béjart, Jiri Kylian, William Forsythe e John Neumeier.

O quebra-nozes no mundo dos sonhos estará em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso entre os dias 1º e 4 e 8 e 11 de dezembro (quintas e sextas às 20h, sábados às 16h e às 20h e, aos domingos, às 17h). Clique aqui para mais detalhes do Roteiro.

Associação Pró-Dança lança programa Patronos 2023

No ensaio aberto, a Associação Pró-Dança, organização social que faz a gestão da São Paulo Companhia de Dança e da São Paulo Escola de Dança, também lançou o programa de Patronos 2023. Por meio dele, pessoas físicas e jurídicas podem contribuir financeiramente “para que a dança chegue a todos os públicos, que obras instigantes ganhem os palcos, que a arte tenha impacto social, que a cultura fortaleça a educação, que a economia criativa seja impulsionada e que a memória da dança brasileira seja registrada, ampliada e difundida”. 

Clique aqui para mais informações sobre o programa de Patronos da Associação Pró-Dança.

Márcia Haydée e a São Paulo Companhia de Dança (Revista CONCERTO)
Márcia Haydée e bailarinos da São Paulo Companhia de Dança (Revista CONCERTO)

 

Cena do ensaio da nova produção da São Paulo Companhia de Dança (Revista CONCERTO)
Cena do ensaio da nova produção da São Paulo Companhia de Dança (Revista CONCERTO)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.