Panorama Clássico - Um podcast da Revista CONCERTO
(17 de agosto de 2025)
Apresentação: Ana Cursino Guariglia
No Panorama Clássico desta semana, Ana Cursino Guariglia conversa com a compositora Clarice Assad sobre a trilha que ela compôs para Piracema, novo espetáculo do Grupo Corpo.
Piracema é o nome dado ao período de migração dos peixes na época da reprodução. Nadando contra a corrente em direção à nascente do rio, o cardume deve lutar pela sobrevivência.
A poética remete à resiliência do Grupo Corpo, que, aos 50 anos, segue resistindo e sobrevivendo às adversidades de uma pós-modernidade voraz.
O nome "Piracema" vem também inspirado na trilha que Clarice Assad escreveu para o espetáculo, que tem coreografia assinada por Rodrigo Pederneiras e Cassi Abranches. O discurso musical pensado pela compositora é um caminho que parte de sons acústicos em direção a sons eletrônicos – do orgânico ao mecânico, da inteligência humana à inteligência artificial, da natureza à tecnocracia. De uma certa forma, é também uma subida rio acima, da calmaria ao caos.
Assad conta como sua criação encontrou ressonância com o grupo, ainda que os processos (de composição e de criação da coreografia) tenham acontecido separadamente. “Quando eles ouviram aquilo e entenderam minha mensagem de outra forma, para mim foi incrível. Estávamos falando da mesma coisa, mas de formas diferentes”, diz.
O Grupo Corpo se apresenta mais esta semana em São Paulo, de quarta a domingo (20 a 24 de agosto), no Teatro Sérgio Cardoso. Depois, seguem para outras cidades brasileiras. Confira a programação completa no Roteiro do Site CONCERTO.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.