Festival de Inverno de Campos de Jordão anuncia programação

por Redação CONCERTO 21/06/2023

53ª edição será realizada de 1º a 30 de julho; Sala São Paulo também receberá concertos

A Fundação Osesp em conjunto com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo anunciaram a programação da 53ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Serão mais de 60 concertos, todos eles com entrada franca, em Campos do Jordão e na Sala São Paulo. Os bolsistas do módulo pedagógico ficarão hospedados e terão aulas em São Paulo, como ocorre desde 2016.

Como já é tradição, a abertura acontecerá em Campos do Jordão, no Auditório Cláudio Santoro, com um concerto com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. A regência será do titular Thierry Fischer e o programa terá a Sinfonia nº 6, de Sibelius, e o Concerto para piano nº 2, de Rachmaninov, com o britânico Stephen Hough como solista. A Osesp fará ainda um concerto no dia 29, sob regência da maestra Alondra de la Parra, com obras de Gabriela Ortiz, Arturo Marques e o Concerto para violoncelo nº 1, de Shostakovich, que terá como solista o jovem americano-brasileiro Gabriel Martins.

Entre os grupos brasileiros convidados estão a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais com Fabio Mechetti (dia 7 em Campos e dia 8 na Sala São Paulo), a Orquestra Filarmônica de Goiás sob a batuta de Neil Thomson (dia 15 em Campos e dia 16 na Sala São Paulo) e a Camerata Antiqua de Curitiba sob regência de Ricardo Kanji interpretando o oratório Joshua, de Händel (dia 28 em Campos e dia 29 na Sala São Paulo). Ainda se apresentarão no evento grupos como o Coro da Osesp com a maestra Sofi Jeannin, a Orquestra Municipal de São Paulo, a Osusp, a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, a Orquestra Experimental de Repertório, a Orquestra do Theatro São Pedro, a Sinfônica de Campinas e a GRU Sinfônica.

O módulo pedagógico receberá 135 alunos e 42 professores. Além das aulas individuais, os bolsistas terão duas semanas de prática orquestral e duas de música de câmara. O festival contará com a presença do Quarteto Brodsky, do Reino Unido, que tocará a integral dos 15 quartetos de Shostakovich com os estudantes, e o quinteto de sopros London Winds. Os maestros convidados que trabalharão com a Orquestra do Festival serão o alemão Henrik Schaefer (com concerto em Campos no dia 8 e em São Paulo dia 9) e a indonésia Rebecca Tong, que encerrará a programação na Sala São Paulo no dia 29 com a Quinta sinfonia de Mahler e a estreia mundial de uma obra do brasileiro Rafael Marino Arcaro.

Sob direção do pianista brasileiro radicado na Alemanha Paulo Álvares, os bolsistas também executarão o Ballet Mécanique, de George Antheil, e Les Noces, de Stravinsky, com participação do Coral Paulistano. Já os alunos de regência farão um concerto no Parque Capivari conduzindo a GRU Sinfônica. Paralelamente, haverá também uma programação de 16 concertos no tradicional Hotel Toriba, parceiro do Festival.

Como todos os anos, os bolsistas concorrerão ao Prêmio Eleazar de Carvalho, uma bolsa de US$ 1.400 mensais para estudos o exterior.

Segundo a secretária da Cultura e Economia Criativa Marília Marton, “para a edição deste ano do Festival de Inverno, nosso foco é oferecer ao público a melhor programação possível de maneira totalmente gratuita, levando em consideração o impacto que a pandemia da Covid-19 teve em todo o setor cultural e, sobretudo, no funcionamento das orquestras. Por isso, o Governo do Estado de São Paulo está 100% comprometido com a viabilização dos concertos e do programa pedagógico, que está historicamente atrelado ao Festival”.

O 53º Festival de Inverno de Campos do Jordão, que tem direção executiva de Marcelo Lopes e coordenação geral de Fabio Zanon, conta o patrocínio da Sabesp e do Instituto Cultural Vale e apoio da Montana Química Ltda., por meio da Lei Rouanet. 

Clique aqui para conferir a programação completa do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Apresentação do Festival de 2022 no Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão (divulgação, Laura Manfredini)
Apresentação do Festival de 2022 no Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão (divulgação, Laura Manfredini)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.