Aniversário e turnê do Neojiba são destaques da edição de setembro da Revista CONCERTO

por Redação CONCERTO 29/08/2022

Edição impressa já está nos correios e em breve chegará aos assinantes

O Neojiba – Núcleos estaduais de orquestra juvenis e infantis da Bahia – é o destaque da edição de setembro da Revista CONCERTO. O projeto completa 15 anos de atividades, dedicando-se à formação musical e à inclusão social. E faz uma nova turnê europeia, na qual vai se apresentar em palcos como o Concertgebouw de Amsterdã e a Philharmonie de Paris, ao lado da pianista Maria João Pires.

“Todos os musicistas da nossa orquestra são multiplicadores. Quando termino um ensaio e vou visitar um dos 13 núcleos do Neojiba, o músico que estava ensaiando comigo agora está lá, ensinando uma criança. Ele não fica em casa fazendo escala para a carreira dele. Ele sabe que as duas coisas são importantes, mas não abandona aquele compromisso que firmou ao entrar em um programa como o nosso – um compromisso de cidadania, um compromisso social. E ele não é um músico de menor qualidade por causa disso. Ao contrário. Ele se enriquece por outras vias. Ele se enriquece ensinando crianças. Ele recebe como retorno o olhar de alegria daquela criança que toma uma aula com um jovem dali, da periferia também, com a mesma linguagem, a mesma cor da pele. É toda uma simbiose que acontece”, conta o maestro e pianista Ricardo Castro, diretor do projeto, em entrevista ao jornalista Irineu Franco Perpetuo.

Na seção Em Conversa, o destaque é a pianista Clélia Iruzun, que aborda recitais que faz no Brasil em setembro e sobre seus novos projetos de gravações, que incluem atenção especial à música brasileira.

Na seção Acontece, o maestro Fabio Mechetti fala a João Luiz Sampaio sobre a turnê que a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais realiza a partir do dia 5 por Portugal. Em Palco, Ira Levin conversa com Irineu Franco Perpetuo sobre a montagem de A ópera dos três vinténs, que estreia este mês no Theatro São Pedro de São Paulo.

Camila Fresca recupera, na seção Repertório, a história do Concerto para mão esquerda de Ravel, obra que é um dos destaques da programação do mês da Osesp, com o pianista Cedric Thiberghien.

A maestra Maíra Ferreira fala, na seção Fermata, sobre os projetos que vem desenvolvendo com o Coral Paulistano. Entre eles, a encomenda de obras a autores brasileiros: em setembro, o grupo faz a estreia mundial da Cantata de André Mehmari.

Em artigo especial para a Revista CONCERTO, a cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte aborda a autoria do Hino à Independência. D. Pedro I também é tema da coluna de Júlio Medaglia e, no Roteiro Musical, você conhece a programação musical organizada em todo o Brasil para marcar a data.

A edição de setembro da Revista CONCERTO traz ainda os artigos dos colunistas João Marcos Coelho (sobre o cartunista Sempé e sua relação com a música) e Jorge Coli (que escreve sobre a homenagem a Nelson Freire feita por pianistas brasileiros na França), bem como o Roteiro Musical ilustrado com a programação clássica das principais cidades do país.

A edição completa, inclusive versão digital do impresso, já está disponível no Site CONCERTO (clique aqui), com acesso integral para assinantes. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.

Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a nossa promoção. Assine on-line no próprio Site CONCERTO clicando aqui.

Edição de setembro da Revista CONCERTO 2022

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.