Antonio Meneses volta à Sala São Paulo para finalizar gravação de disco dedicado a Villa-Lobos

por Redação CONCERTO 13/04/2022

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo faz concertos nos dias 14, 15 (com transmissão) e 16 com o violoncelista Antonio Meneses. Ele retoma a parceria com o maestro Isaac Karabtchevsky para um programa Villa-Lobos, com o Concerto nº 1 e a Fantasia

Os dois estão gravando para o selo Naxos a obra para violoncelo e orquestra do compositor – o disco fará parte da série Música do Brasil, que tem feito importante trabalho de gravação de obras sinfônicas e concertos de autores brasileiros.

A gravação com Meneses, Osesp e Karabtchevsky começou no ano passado, quando foi registrado o Concerto nº 2. A apresentação, ao lado da Sinfonia nº 4 de Tchaikovsky foi transmitida ao vivo e está disponível no canal do YouTube da Osesp.

 

Meneses tem, em 2022, motivos para comemorar. Além de completar 65 anos, ele relembra os 45 anos da vitória no Concurso de Munique e os 40 anos da vitória no Concurso Tchaikovsky.

O violoncelista fará em 2022 uma turnê brasileira, organizada pela pianista Celina Szrvinsk, tocando com orquestras em Porto Alegre, Goiânia e Belém – a apresentação em Vitória, no Espírito Santo, foi realizado na semana passada. 

Meneses também vai participar da série Festival de Maio, em Belo Horizonte, para a qual já gravou a primeira suíte para violoncelo de Bach (até o final do ano, serão lançados vídeos com as demais). As sonatas também vão acompanhá-lo em recitais no Rio de Janeiro, na Sala Cecília Meireles. 

Leia também
Revista CONCERTO Antonio Meneses em celebração, por Luciana Medeiros

Meneses e Karabtchevsky durante ensaio no ano passado na Sala São Paulo [Divulgação]
Meneses e Karabtchevsky durante ensaio no ano passado na Sala São Paulo [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.