Centenário de Astor Piazzola é o destaque da edição de julho da Revista CONCERTO

por Redação CONCERTO 28/06/2021

“Acirrada nos campos de futebol, a rivalidade entre Brasil e Argentina transfigura-se, na música, em fraternidade das mais calorosas. Orquestras, teatros e festivais brasileiros estão enriquecendo suas programações com festejos generosos do centenário de nascimento de um dos músicos mais marcantes do país vizinho: o compositor e virtuose do bandoneon Astor Piazzolla (1921-92).”

Assim o jornalista Irineu Franco Perpetuo abre a Reportagem de Capa da edição de julho da Revista CONCERTO, que recupera a trajetória do compositor – e traz entrevistas com músicos que vão celebrar sua música nos palcos brasileiros, como o maestro Giancarlo Guerrero, o violinista Emmanuele Baldini e o pianista Luiz Gustavo Carvalho. 

Para a seção Em Conversa, o editor-executivo da Revista CONCERTO João Luiz Sampaio entrevistou o tenor brasileiro radicado na Alemanha Martin Muehle. Ele acaba de fazer sua estreia em palcos como o Maggio Musicale Fiorentino e a Ópera de Munique e, da Europa, fala sobre como o meio da ópera começa a se reorganizar com a chegada das vacinas.

Sampaio também conversou com o maestro Emiliano Patarra a respeito de seu trabalho com as Orquestras de Guarulhos, que neste mês vão estrear obras de quatro compositores brasileiros – e já preparam a primeira edição do festival de ópera da cidade.

Em Belo Horizonte, a programação de julho da Filarmônica de Minas Gerais traz os dois concertos para piano e orquestra de Brahms, obras fundamentais do repertório, como nos lembra o texto de Camila Fresca a respeito das peças. 

Na seção Fermata, a edição de julho traz um pouco da história da harpista Liuba Kletsova, narrada à jornalista Luciana Medeiros. A artista participa este mês de concerto com a Orquestra Petrobras Sinfônica na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. 

A edição de julho traz ainda a reflexão de nossos colunistas. O maestro Júlio Medaglia relembra o diretor Walter Neiva, morto no final de maio; Jorge Coli reflete sobre ópera e política cultural a partir dos vencedores do Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas; e João Marcos Coelho discute, a partir de livro de Silviano Santiago, o lugar que ocupamos na civilização ocidental. 

A revista traz ainda o Roteiro Musical, com a lista de concertos com presença do público e de apresentações transmitidas ao vivo pela internet, além das principais notícias do mundo musical e dos lançamentos de CDs e livros do mês, disponíveis na Loja CLÁSSICOS

Assinantes já podem acessar o conteúdo completo da edição, inclusive versão impressa digital, no Site CONCERTO. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.

Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a nossa promoção. Assine on-line no próprio Site CONCERTO clicando aqui.

0721

Leia também
Notícias 
Prepare-se: oito concertos e óperas para ver ao vivo ou na internet
Notícias Academia Brasileira de Música recupera ópera de Francisco Mignone
Notícias Curta-metragem da Ocam incentiva doação para população em situação de rua
Colunistas Ouvir música... e também o clamor das ruas, por João Marcos Coelho
Colunistas Vídeo-ópera ‘Três minutos de sol’ é grande obra de arte, por Jorge Coli

Naxos Brasil

O projeto “Revista e Site CONCERTO 2021” foi contemplado pelo edital ProAC Expresso LAB 60/2020 e conta com o apoio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.]
 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.