Está aberta até o dia 27 de setembro a chamada de propostas para a Classical:NEXT 2020, conferência sobre inovação e o mercado da música clássica realizada anualmente na Holanda. Músicos, artistas, projetos, conjuntos, palestrantes e demais profissionais da indústria podem se inscrever. Um júri composto por membros de diversos países fará a seleção que se tornará a base da programação do evento.
A Classical:NEXT será realizada em Roterdã, entre os dias 13 e 16 de maio de 2020 (mais informações podem ser obtidas pelo site do evento). Dela participam representantes de diferentes países para discutir o estado da indústria da música clássica, compreendida como “todo o ecossistema econômico no qual a atividade está inserida, a partir de uma visão mais de mercado”, escreveu este ano no Site CONCERTO Nelson Rubens Kunze, que participou do evento.
“Um grande network de contatos é incentivado com a finalidade de fechar negócios, que podem ser desde acertar uma turnê de concertos ou viabilizar a gravação ou distribuição de um CD, até o comércio de instrumentos ou partituras. A Classical:NEXT também aborda com ênfase aspectos estratégicos – artísticos e sociais – da atividade. Assim, por exemplo, a edição deste ano abrigou importantes discussões sobre os desafios do ensino musical confrontando experiências de diversas partes do mundo, debateu assuntos como o do futuro da música e o da difusão da música nas novas plataformas digitais, ou promoveu discussões sobre organização de orquestras e gestão cultural”, afirma ainda Kunze.
O júri da edição 2020 da Classical:NEXT será composto pelo compositor Lyle Chan, pelos produtores Susanna Eastburn, Masa Spaan, Joanna Lee e Rainer Kahleyss, pelo curador Graham McKenzie, pelo CEO da Naxos Alemanha Matthias Mutzweiler e pela diretora de comunicação da Escola de Música Reina Sofia Marjorie Nétange.
Leia mais
Colunistas O encontro da música clássica internacional, por Nelson Rubens Kunze
Opinião Transformação social e o futuro da música clássica, por Leonardo Martinelli e Anahi Ravagnani