O maestro Edilson Ventureli, diretor-executivo do Instituto Baccarelli, é o convidado desta segunda-feira, dia 24, do CONCERTO Entrevista, programa ao vivo e on-line de entrevistas do Site CONCERTO.
Ele será entrevistado pelos jornalistas Camila Fresca e Nelson Rubens Kunze e pela violinista Carla Rincón. A mediação é do jornalista João Luiz Sampaio.
Ventureli iniciou seus estudos musicais ainda criança, com professores como Silvio Baccarelli, Sergio de Vasconcellos Corrêa, Dorisa Teixeira de Castro e Iara Ferraz. Mais tarde, aperfeiçoou-se em direção orquestral sob a orientação dos maestros Ira Levin, Roberto Tibiriçá e, desde 2011, Isaac Karabtchevsky.
Foi regente da Orquestra de Concertos de São Paulo e do Coral Baccarelli, e é regente titular da Orquestra Juvenil Heliópolis bem como regente adjunto da Orquestra Sinfônica Heliópolis, grupo artístico mais avançado do Instituto Baccarelli. À frente desses jovens se apresentou em importantes espaços da cidade, como Sala São Paulo, Theatro Municipal de São Paulo, Teatro Alfa e Masp, entre outros.
Em 1998, formado em direito – e pela atuação direta com o maestro Baccarelli em seus projetos musicais – Edilson Ventureli passou a dirigir o Instituto Baccarelli, associação civil sem fins lucrativos cujo objetivo é oferecer formação musical e artística de excelência para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, proporcionando desenvolvimento pessoal e gerando possibilidades de profissionalização.
Buscando ampliar seus conhecimentos nesta área, em 2004 cursou pós-graduação em Administração do Terceiro Setor na Fundação Getúlio Vargas. Como diretor executivo do Instituto Baccarelli, foi responsável pela equipe que promoveu o crescimento e a solidificação da instituição no cenário cultural.
É membro da diretoria executiva do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto e integra o Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais.
Neste CONCERTO entrevista, Edilson Ventureli falará do Instituto Baccarelli e de seu trabalho à frente da instituição, dos desafios enfrentados pelos programas musicais de inclusão social e de sua trajetória artística.
Clique aqui e veja como participar.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.