Era um dos concertos mais esperados do ano: o contratenor Philippe Jaroussky ao lado do grupo Le Concert de la Loge – até que a pandemia cancelou a vinda dos artistas a São Paulo, onde se apresentariam pela temporada da Cultura Artística.
Mas, em outubro, eles gravaram com exclusividade uma apresentação para o público brasileiro, que será transmitida gratuitamente, no dia 1º de dezembro, pelos canais da entidade nas redes sociais.
O concerto foi gravado na Abadia de Royaumont, nos arredores de Paris. O programa tem obras de Vivaldi, Pergolesi, Durante e Scarlatti. A regência é do violinista Julien Chauvin.
A relação de Jaroussky com esses compositores é antiga – em especial com Vivaldi, a quem dedicou o disco Pietà. Na época, ele comentou em entrevista à Revista CONCERTO que sua obra foi fundamental em sua carreira.
“Eu estava com 21 anos quando minha carreira de fato começou. E, naquele momento, Vivaldi foi um autor muito importante para mim. Ele permitia o equilíbrio entre a minha voz e o som orquestral. Com o tempo, porém, outros autores foram aparecendo e nos afastamos. Até que senti que era hora de recuperar nossa relação”, disse.
Na ocasião, ele falou também sobre o que considera fundamental na hora de interpretar o compositor. “Eu trabalhei com grandes maestros e eles me ensinaram muito. No caso de Vivaldi, o mais importante talvez seja o autocontrole. Canso de ver artistas tentando acrescentar algo às notas, buscar uma espécie de sofisticação forçada. Mas, para mim, basta de verdade olhar a partitura. E perceber como tudo o que o cantor faz está, de alguma forma, sugerido no que a orquestra toca. Perceber isso, participar desse diálogo, mais do que qualquer outra coisa, é o que me faz crescer muito como músico”, explicou.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
O CD ‘Pietà’, de Philippe Jaroussky, está disponível na Loja CLÁSSICOS; clique aqui.
Leia mais
Notícias Prepare-se: os destaques da semana
Notícias Música para o Natal é destaque da edição de dezembro da Revista CONCERTO
Colunistas CD e concerto revelam trabalho de Muriel Waldman com compositoras, por Camila Fresca
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.