Cursos CLÁSSICOS da Revista CONCERTO lançam programação de julho

por Redação CONCERTO 24/06/2020

Os Cursos CLÁSSICOS da Revista CONCERTO acabam de lançar sua programação on-line para o mês de julho. Serão dez cursos ao longo das próximas cinco semanas. Cada curso terá quatro aulas, de 1 hora e meia de duração, em 4 dias seguidos; os cursos são oferecidos em dois horários, às 11h e às 19h. As aulas serão transmitidas ao vivo pela internet (cada aluno receberá um link para ter acesso).

A programação começa no dia 30, com duas opções: Irineu Franco Perpetuo ministra o curso A música segundo Bach, dedicado à vida e à obra do compositor; e João Marcos Coelho aborda a chamada música programática em Músicas que contam histórias.

Na segunda semana, o compositor Alexandre Guerra volta a falar da relação entre música e cinema, agora voltada ao cinema brasileiro (Música e cinema no Brasil). E o compositor e professor Leonardo Martinelli oferece o curso Introdução à história da música clássica, dedicado a quem quer se aventurar de maneira didática por esse universo fascinante.

Em seguida, João Marcos Coelho volta-se à trajetória de compositores que também foram importantes pianistas, no curso Compositores pianistas. E João Luiz Sampaio, em A ópera através do tempo, mostra o desenvolvimento do gênero à luz das mudanças históricas. 

Cursos julho

Irineu Franco Perpetuo retorna à programação com o curso Capitais da música, tratando da Viena de Haydn, Mozart, Beethoven e Schubert; da Milão do Teatro Alla Scala; da Paris do piano; e do Rio de Ernesto Nazareth, Villa-Lobos e Chiquinha Gonzaga. E a mezzo soprano Luisa Francesconi estreia nos Cursos CLÁSSICOS com Ópera: personagens, história e interpretação, em que recupera alguns de seus principais personagens no palco, como Carmen e Octavian, e os analisa à luz de sua história e do processo de criação de uma interpretação.

Encerrando o mês, a jornalista e pesquisadora Camila Fresca aborda Os quartetos de cordas de Beethoven. E a pianista e professora Helen Gallo propõe uma viagem pela música moderna, oferecendo, de maneira clara, ferramentas para a compreensão da música do inicio do século XX (Sem medo da música moderna).

Tendo em vista a quarentena, a programação dos Cursos CLÁSSICOS on-line é oferecida para todos interessados pelo preço especial de R$ 120,00 por curso (o que equivale a um desconto de 50% sobre o preço de R$ 240,00 dos Cursos CLÁSSICOS presenciais).

Clique aqui para escolher o seu curso.

Veja abaixo mais detalhes sobre a programação:

Cursos CLÁSSICOS on-line – Programação especial de quarentena

A MÚSICA SEGUNDO BACH
Por Irineu Franco Perpetuo, jornalista e crítico musical
O curso aborda a vida e a obra do compositor Johann Sebastian Bach, mostrando sua importância para a história da cultura ocidental e o modo como redefiniu os caminhos da história da música.
Dias 30 de junho, 1º, 2 e 3 de julho, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]

MÚSICAS QUE CONTAM HISTÓRIAS
Por João Marcos Coelho, jornalista e crítico musical
Um olhar sobre a chamada música programática, ou de programa, que narra uma história, expressando sentimentos e emoções, a partir da obra de compositores como Beethoven, Berlioz, Liszt, Mussorgsky e Richard Strauss.
Dias 30 de junho, 1º, 2 e 3 de julho, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]

MÚSICA E CINEMA NO BRASIL
Por Alexandre Guerra, compositor
Uma retrospectiva da história da música para cinema no Brasil, tratando de seu papel dentro da narrativa e recuperando grandes momentos do gênero no país.
Dias 7, 8, 9 e 10 de julho, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]

INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA MÚSICA
Por Leonardo Martinelli, compositor e professor
O curso apresenta e contextualiza os principais momentos e movimentos estéticos da história da música, da Idade Média ao século XXI
Dias 7, 8, 9 e 10 de julho, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]

COMPOSITORES PIANISTAS
Por João Marcos Coelho, jornalista e crítico musical
O piano foi não só companheiro preferencial de Chopin, Fanny Mendelssohn, Rachmaninov e Shostakovich. Foi também a partir dele que construíram obras-chave dos séculos XIX e XX e também se impuseram como grandes autores
Dias 14, 15, 16 e 17 de julho, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]

A ÓPERA ATRAVÉS DO TEMPO
Por João Luiz Sampaio, jornalista e crítico musical
O curso pretende mostrar como a ópera se transformou ao longo dos séculos, registrando os principais momentos do gênero e como ele se relacionou com os diferentes momentos da história da humanidade.
Dias 14, 15, 16 e 17 de julho, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]

CAPITAIS DA MÚSICA
Por Irineu Franco Perpetuo, jornalista, tradutor e crítico musical
Uma viagem pela Viena de Haydn, Mozart Beethoven, Schubert; pela Milão do Teatro Alla Scala, Verdi, Carlos Gomes e Puccini; pela Paris cidade do piano no século XIX; e pelo Rio de Janeiro de Ernesto Nazareth, Villa-Lobos e Chiquinha Gonzaga
Dias 21, 22, 23 e 24 de julho, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]

ÓPERA: PERSONAGENS, HISTÓRIA E INTERPRETAÇÃO
Por Luisa Francesconi, mezzo soprano e pesquisadora
No curso, uma das maiores cantoras brasileiras da atualidade vai recuperar a história e o contexto em que nasceram personagens de óperas de Bizet, Mozart, Rossini e Strauss, além de mostrar como se constrói a interpretação de uma ópera
Dias 21, 22, 23 e 24 de julho, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]

OS QUARTETOS DE CORDAS DE BEETHOVEN
Por Camila Fresca, jornalista e pesquisadora
O conjunto dos quartetos de cordas de Beethoven é o tema deste curso, que mostra como o gênero se transformou por meio do trabalho do compositor
Dias 28, 29, 30 e 31 de julho, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]

SEM MEDO DA MÚSICA MODERNA
Por Helen Gallo, pianista, doutora em música
Como entender a música do século XX? Para responder a essa pergunta, o curso se propõe a analisar e compreender a criação musical e suas transformações nas primeiras três décadas do século, mostrando que as rupturas de então encontram ressonância em outros períodos da história da música. 
Dias 28, 29, 30 e 31 de julho, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.