Os Cursos CLÁSSICOS da Revista CONCERTO acabam de lançar sua programação on-line para o mês de junho. Serão oito cursos ao longo das próximas quatro semanas. Cada curso terá quatro aulas, de 1 hora e meia de duração, em 4 dias seguidos. As aulas serão transmitidas ao vivo pela internet (cada aluno receberá um link para ter acesso).
A programação de junho vai contemplar uma ampla variedade de assuntos. Na primeira semana do mês, o compositor Alexandre Guerra oferece o curso A música no cinema, tratando da função dramática da música em filmes; e o professor e compositor Leonardo Martinelli aborda, em Da Eroica à alegria, Beethoven em quatro sinfonias.
Na segunda semana, o crítico musical João Marcos Coelho trata dos compositores cujas obras foram inspiradas por viagens a outros países – A música das viagens, reais ou imaginárias –, recriadas em grandes obras do repertório. E o jornalista e tradutor Irineu Franco Perpetuo faz, em Alma brasileira, uma introdução à rica história musical do Brasil.
Desvendando a música sacra e religiosa é o tema do curso que abre a terceira semana, ministrado pelo maestro e criador do Coro d’A Cappella André Rodrigo. E o jornalista e crítico musical João Luiz Sampaio trata da vida e da obra do compositor italiano Giacomo Puccini, autor de óperas como Tosca e La bohème, no curso Puccini e a violência da paixão.
Na quarta semana, Irineu Franco Perpetuo, tradutor de obras clássicas da literatura russa, volta à programação dos Cursos CLÁSSICOS, desta vez para traçar um panorama da música na Rússia, abordando autores como Glinka, Mússorgski, Rímski-Kórsakov, Tchaikóvski e Rachmaninov (Os sons da Rússia). E, fechando a programação, a pianista e professora Helen Gallo oferece o curso Os grandes concertos para piano e orquestra, falando do Concerto nº 5 de Beethoven; do Concerto nº 2 de Brahms; do Concerto nº 3 de Rachmaninov; e do Concerto nº 3 de Prokofiev.
Tendo em vista a quarentena, a programação dos Cursos CLÁSSICOS on-line é oferecida para todos interessados pelo preço especial de R$ 120,00 por curso (o que equivale a um desconto de 50% sobre o preço de R$ 240,00 dos Cursos CLÁSSICOS presenciais).
Clique aqui para escolher o seu curso.
Veja abaixo mais detalhes sobre a programação:
Cursos CLÁSSICOS on-line – Programação especial de quarentena
A MÚSICA NO CINEMA
Por Alexandre Guerra, compositor
Uma retrospectiva da história da música no cinema, analisando seu papel dentro da narrativa e tratando de temas como a história da evolução do som; a função dramática da música no cinema; e a composição temática para filmes.
Dias 2, 3, 4 e 5 de junho, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]
DA EROICA À ALEGRIA: BEETHOVEN EM 4 SINFONIAS
Por Leonardo Martinelli, compositor e professor
O curso aborda quatro das grandes sinfonias do compositor – a terceira, a quinta, a sexta e a nona –, mostrando como elas tornaram-se símbolos da criação de seu autor e, ao mesmo tempo, significaram um marco na história da música.
Dias 2, 3, 4 e 5 de junho, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]
A MÚSICA DAS VIAGENS - REAIS E IMAGINÁRIAS
Por João Marcos Coelho, jornalista, crítico musical do jornal O Estado de S. Paulo
Alguns compositores viajaram pelo mundo inteiro, como Franz Liszt e Camille Saint-Saëns, encontrando temas para suas criações musicais. Outros fizeram incríveis viagens imaginárias pelo Oriente, África e a Índia, como Claude Debussy e Rimski-Korsákov. Todos conversaram com outras culturas – com resultados musicais magníficos.
Dias 9, 10, 11 e 12 de junho, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]
ALMA BRASILEIRA: A NOSSA MÚSICA CLÁSSICA
Por Irineu Franco Perpetuo, jornalista, tradutor e crítico musical
O curso abordará a rica história musical do Brasil, do período colonial até os dias de hoje, das missas do Padre José Maurício às Cartas Celestes de Almeida Prado, passando pelas óperas de Carlos Gomes, pelas canções de Alberto Nepomuceno e pelas Bachianas brasileiras de Villa-Lobos, entre outras obras-primas.
Dias 9, 10, 11 e 12 de junho, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]
DESVENDANDO A MÚSICA SACRA E RELIGIOSA
Por André Rodrigo, maestro e professor, criador do Coro d’A Cappella
O curso propõe uma introdução à história da música sacra e religiosa, abordando seus principais aspectos e mostrando como grandes compositores ao longo da história se dedicaram a este repertório, ao qual deram significados novos e pessoais.
Dias 16, 17, 18 e 19 de junho, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]
PUCCINI E A VIOLÊNCIA DA PAIXÃO
Por João Luiz Sampaio, jornalista e crítico musical
O curso vai se dedicar à vida e à obra do compositor italiano Giacomo Puccini, mostrando sua importância na renovação da ópera no final do século XIX, abordando obras-chave como Tosca, Manon Lescaut, Madama Butterfly ou La bohème.
Dias 16, 17, 18 e 19 de junho, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]
OS SONS DA RÚSSIA
Por Irineu Franco Perpetuo, jornalista, tradutor e crítico musical
O curso traça um panorama da música erudita na Rússia, desde os primórdios, contemplando os nomes mais conhecidos e executados nas salas de concerto do mundo todo, como Glinka, Mússorgski, Rímski-Kórsakov, Tchaikóvski, Rachmaninov, Stravínski, Prokófiev, Chostakóvitch, Schnittke e Gubaidúlina, dentre outros.
Dias 23, 24, 25 e 26 de junho, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]
GRANDES CONCERTOS PARA PIANO E ORQUESTRA
Por Helen Gallo, pianista, doutora em música
Beethoven, Brahms, Rachmaninov e Prokofiev: todos escreveram concertos para piano e orquestra que se tornaram os mais importantes da história. Neste curso, descubra como esses autores contribuíram para ampliar este gênero a partir das seguintes obras: Concerto para piano nº 5 de Beethoven; Concerto para piano nº 2 de Brahms; Concerto para piano nº 3 de Rachmaninov; Concerto para piano nº 3 de Prokofiev.
Dias 23, 24, 25 e 26 de junho, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.