Cursos CLÁSSICOS da Revista CONCERTO lançam programação de junho

por Redação CONCERTO 26/05/2022

Os Cursos CLÁSSICOS da Revista CONCERTO acabam de lançar sua programação on-line para o mês de junho. Serão quatro cursos ao longo das próximas semanas, abordando diferentes temas. Cada curso tem quatro aulas, de 1 hora e meia de duração, em 4 dias seguidos; os cursos são dados em dois horários, às 11h e às 19h. 

As aulas são transmitidas ao vivo pela internet (cada aluno receberá um link para ter acesso). E a programação deste mês traz uma novidade: para aqueles que não puderem acompanhar a programação ao vivo, será possível ter acesso às gravações das aulas nas 24 horas seguintes à sua realização. Ou seja, se você não conseguiu assistir a aula realizada na terça de manhã, por exemplo, terá até a quarta de manhã para fazê-lo.

A programação on-line dos Cursos CLÁSSICOS é oferecida para todos os interessados pelo preço especial de R$ 150 por curso (o que equivale a um desconto de cerca de 50% sobre o preço dos Cursos CLÁSSICOS presenciais). 

A programação do mês começa com ópera. O jornalista e crítico musical João Luiz Sampaio vai abordar O esplendor da voz no século XIX a partir da obra de compositores como Donizetti, Bellini, Rossini, Verdi, Gounod, Massenet, Wagner e Mascagni. A ideia é mostrar como esse instrumento fascinante se transforma ao longo do tempo, sempre como parte fundamental da narrativa de uma ópera. 

Em seguida, Irineu Franco Perpetuo, jornalista, crítico musical e tradutor, vai abordar a música do compositor Claude Debussy, de quem são lembrados em 2022 os 160 anos de nascimento. O curso vai tratar de suas principais obras em diálogo com o período em que viveu e com outras formas de manifestação artística.

A terceira opção do mês é Bach versus Mozart, com o professor e compositor Matheus Bitondi. O curso discute, explica o professor, as semelhanças e diferenças entre estes dois compositores, revelando o modo como cada um deles abordou os diferentes gêneros musicais. A partir de uma exposição acerca de seus estilos e épocas, obras como a Paixão Segundo São Matheus, os concertos e as suítes de Bach são colocadas em contraste com as sinfonias, os concertos e o Réquiem de Mozart.

Encerrando o mês, o jornalista e crítico musical João Marcos Coelho vai oferecer o curso Valsas e Minuetos. Com os alunos, ele fará uma viagem pela música de dança nos séculos XVIII e XIX, tratando dos minuetos de Bach e Mozart; das valsas de Chopin; do delírio nos salões de baile comandados por Joseph Lanner e Johann Strauss (pai e filho); e da “Valsa do Imperador” no século XX, de Schoenberg a Bertolucci.

Confira aqui a programação completa e participe!

Cursos CLÁSSICOS Junho de 2022

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.