Cursos CLÁSSICOS On-line divulgam programação de agosto

por Redação CONCERTO 05/08/2022

Os Cursos CLÁSSICOS da Revista CONCERTO acabam de lançar sua programação on-line para o mês de agosto. Serão três cursos ao longo das próximas semanas. Cada curso tem quatro aulas, de 1 hora e meia de duração, em 4 dias seguidos, das 11h às 12h30.

As aulas são transmitidas ao vivo pela internet (cada aluno receberá um link para ter acesso). Para aqueles que não puderem acompanhar a programação ao vivo, será possível ter acesso às gravações das aulas nas 24 horas seguintes à sua realização. Ou seja, se você não conseguiu assistir a aula realizada na terça de manhã, por exemplo, terá até a quarta de manhã para fazê-lo.

A programação on-line dos Cursos CLÁSSICOS é oferecida para todos os interessados pelo preço especial de R$ 150 por curso (o que equivale a um desconto de cerca de 50% sobre o preço dos Cursos CLÁSSICOS presenciais). 

Cursos CLÁSSICOS agosto de 2022

Na próxima semana, nos dias 9, 10, 11 e 12, João Luiz Sampaio oferece uma introdução à história da ópera. Destinado àqueles interessados em conhecer melhor o desenvolvimento do gênero, o curso vai abordar os principais períodos, compositores e obras, do século XVI ao século XX. 

A primeira aula será dedicada ao nascimento do gênero e seus principais desenvolvimentos no período barroco. Na segunda, o período clássico e uma introdução ao romantismo, que será foco também da terceira aula. E, na quarta, um olhar sobre a passagem do século XIX para o século XX. 

Na semana seguinte, nos dias 16, 17, 18 e 19, João Marcos Coelho realiza o curso Mendelssohn: um compositor em quatro tempos. “Ele não foi apenas um compositor inspirado. Mendelssohn também foi figura-chave na música do século XIX por ter proposto uma nova relação com a produção do passado, além de ter sido responsável por diferentes inovações no mundo musical”, explica o professor. 

O curso vai abordar, na primeira aula, a música para piano e de câmara do autor; na segunda, suas sinfonias e concertos; na terceira, a música sacra e sua relação com a música de Bach; e, na quarta, seu trabalho fundamental como regente.

Encerrando o mês, nos dias 23, 24, 25 e 26, o tema será a relação entre música e literatura, com foco nos escritores alemães. O crítico musical e tradutor Irineu Franco Perpetuo vai mostrar como literatura e música caminharam em diferentes momentos da história e como obras marcantes do repertório nasceram a partir da leitura que compositores fizeram de grandes autores.

Ao longo das quatro aulas, serão abordadas facetas da relação de compositores como Beethoven, Verdi, Tchaikovsky, Liszt, Schumann ou Offenbach com textos de Friedrich Schiller, E. T. A. Hoffmann, Heinrich Heine e Thomas Mann.

Clique aqui para ver mais detalhes sobre os cursos e para se inscrever

Leia também
Notícias Percussionista Andressa Daniella Santos vence Prêmio Eleazar de Carvalho
Notícias Osesp apresenta concertinos de Francisco Mignone na Sala São Paulo
Notícias Festival de Ópera de Pernambuco resgata 'A Compadecida', de José Siqueira
Crítica Thibaudet e São Paulo Chamber Soloists brilham em apresentação na Sala São Paulo, por Nelson Rubens Kunze
Crítica Jakub Józef Orlínski fascina plateia da Sala São Paulo em recital memorável, por Irineu Franco Perpetuo

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.