Cursos CLÁSSICOS On-line lançam programação de setembro

por Redação CONCERTO 25/08/2021

Os Cursos CLÁSSICOS on-line da Revista CONCERTO seguem em setembro com sua programação. Serão dez cursos a partir da próxima semana, cada um com quatro aulas, de 1 hora e meia de duração, em quatro dias seguidos. As aulas serão transmitidas ao vivo pela plataforma zoom (cada aluno receberá um link para ter acesso).

A programação dos Cursos CLÁSSICOS é voltada majoritariamente para a música clássica e a ópera. Os cursos destinam-se tanto a iniciantes como a iniciados e são ministrados em linguagem informal e acessível. 

Os professores são reconhecidos especialistas com destacada atuação no meio cultural brasileiro. E contemplam temas que vão desde a trajetória de compositores até reflexões sobre períodos da história da música, sempre com o cuidado de oferecer ferramentas que ampliem a relação dos alunos com o repertório.

Os dois primeiros cursos acontecem nos dias 31 de agosto, 1º, 2 e 3 de setembro e contemplam dois compositores. No horário da manhã, Irineu Franco Perpetuo aborda a obras de Sergei Prokofiev, pianista, regente, compositor e um dos músicos mais completos do século XX. E, no horário noturno, João Luiz Sampaio trata da vida e obra de Antonio Carlos Gomes, desfazendo mitos e lendas e mostrando o espaço que suas óperas tiveram tanto na vida musical brasileira quanto para a história do gênero.

Cursos 0921

Nos dias 7, 8, 9 e 10 de setembro, mais duas opções. Em Críticos compositores no século XX, João Marcos Coelho aborda a atuação dupla de Claude Debussy, Paul Dukas, Nadia Boulanger e Virgil Thomson. E, em Introdução à história da música, Matheus Bitondi faz uma apresentação didática e acessível dos principais momentos da história da música, suas características mais marcantes e relembra os grandes compositores de cada período e suas obras fundamentais.

A terceira semana começa, no horário da manhã, com o curso Introdução à música brasileira, no qual Camila Fresca oferece uma porta de entrada para os principais períodos, compositores e estéticas do Brasil, da música colonial ao século XX, passando pelo Brasil Império e pelo Romantismo nacionalista. As aulas acontecem nos dias 14, 15, 16 e 17. Nos mesmos dias, mas no horário noturno, o musicólogo Fernando Luiz Cardoso Pereira ministra o curso Josquin Desprez: um legado em perspectiva, dedicado ao autor que, em seu próprio tempo, foi considerado o maior dentre os compositores, por seu domínio e inovação nas técnicas de composição para vozes. 

Os dias 21, 22, 23 e 24 trazem mais dois cursos para a série. No horário da manhã, Os três B’s da música clássica, por Irineu Franco Perpetuo, propõe uma viagem pela vida e pela obra de três compositores centrais para a história da música: Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven e Johannes Brahms. E, à noite, Márvio dos Anjos nos guia em direção à música de Hector Berlioz, mostrando como sua música assume diferentes facetas, influenciando contemporâneos como Wagner, Liszt e Mussorgsky e sucessores como Mahler e Stravinsky, ganhando as plateias enfim no século 20.

A última semana da programação começa com mais ópera, com um curso dedicado às criações de Mozart, dos primeiros trabalhos à trilogia escrita em parceria com Lorenzo Da Ponte (Don Giovanni, As bodas de Fígaro e Così fan Tutte) à Flauta mágica. E, para encerrar o mês, Helen Gallo aborda a relação de Schumann com o piano, propondo uma imersão em sua poética e imaginação musicais a partir de suas grandes obras para o instrumento. As aulas acontecem nos dias 28, 29 e 30 de setembro e 1º de outubro.

Tendo em vista a pandemia, a programação dos Cursos CLÁSSICOS on-line é oferecida para todos interessados pelo preço especial de R$ 120 por curso (o que equivale a um desconto de 50% sobre o preço de R$ 240,00 dos Cursos CLÁSSICOS presenciais).

Clique aqui para ir à página dos Cursos CLÁSSICOS.

 

Conheça abaixo a programação dos Cursos CLÁSSICOS

Prokófiev, 130 anos
Por Irineu Franco Perpetuo, jornalista e crítico musical
Dias 31 de agosto, 1º, 2 e 3 de setembro, das 11h às 12h30
Da Era de Prata aos chamados anos de chumbo na Rússia, curso acompanha a trajetória de um dos músicos mais completos do século XX: o pianista, regente e compositor Serguei Prokófiev, nos 130 anos de seu nascimento.
Clique aqui e veja mais informações

Vida e obra de Carlos Gomes
Por João Luiz Sampaio, jornalista e crítico musical
Dias 31 de agosto, 1º, 2 e 3 de setembro, das 19h às 20h30
A obra de Carlos Gomes relaciona-se diretamente com a vida brasileira no século XIX, ao mesmo tempo em que oferece olhar sobre a ópera italiana no período entre Verdi e Puccini. O curso vai recuperar a vida do compositor, desfazendo mitos e lendas, e se dedicar a apresentar sua obra para além de O guarani
Clique aqui e veja mais informações

Críticos compositores no século XX
Por João Marcos Coelho, jornalista e crítico musical
Dias 7, 8, 9 e 10 de setembro, das 11h às 12h30
Nomes como Claude Debussy, Paul Dukas, Nadia Boulanger e Virgil Thomson tiveram atuação marcante como compositores, mas viveram uma vida dupla, também se dedicando à crítica musical. E é essa atividade múltipla que o curso vai abordar. 
Clique aqui e veja mais informações

Introdução à história da música
Por Matheus Bitondi, professor e compositor
Dias 7, 8, 9 e 10 de setembro, das 19h às 20h30
O curso faz uma apresentação didática e acessível dos principais momentos da história da música, suas características mais marcantes e relembra os grandes compositores de cada período e suas obras fundamentais.
Clique aqui e veja mais informações

Introdução à música brasileira
Por Camila Fresca, jornalista e pesquisadora
Dias 14, 15, 16 e 17 de setembro, das 11h às 12h30
Uma porta de entrada para os principais períodos, compositores e estéticas do Brasil, da música colonial (com autores como Padre José Maurício) ao século XX, passando pelo Brasil Império e pelo Romantismo nacionalista.
Clique aqui e veja mais informações

Josquin Desprez: um legado em perspectiva
Por Fernando Luiz Cardoso Pereira, cravista e musicólogo
Dias 14, 15, 16 e 17 de setembro, das 19h às 20h30
Josquin Desprez foi considerado, em seu próprio tempo, o maior dentre os compositores, por seu domínio e inovação nas técnicas de composição para vozes. Aos 500 anos de sua morte, seu monumental legado é posto em perspectiva, em vista de chansons, motetos e missas que ainda inspiraram centenas de arranjos instrumentais para teclas ou cordas dedilhadas ao longo do século XVI.
Clique aqui e veja mais informações

Os três B’s da música clássica
Por Irineu Franco Perpetuo, jornalista e crítico musical
Dias 21, 22, 23 e 24 de setembro, das 11h às 12h30
O curso propõe uma viagem pela vida e pela obra de três compositores centrais para a história da música: Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven e Johannes Brahms. 
Clique aqui e veja mais informações

Hector Berlioz: entusiasmo e drama
Por Márvio dos Anjos, jornalista e crítico musical
Dias 21, 22, 23 e 24 de setembro, das 19h às 20h30
Se a música de Hector Berlioz era antes considerada exagerada ou extravagante, hoje especialistas, músicos e ouvintes já se renderam ao poder narrativo e às nuances de uma obra muito além da “Sinfonia Fantástica”. O curso aborda aspectos da vida e da obra do gênio do Romantismo que influenciou contemporâneos como Wagner, Liszt e Mussorgsky e sucessores como Mahler e Stravinsky, ganhando as plateias enfim no século 20.
Clique aqui e veja mais informações

As óperas de Mozart
Por João Luiz Sampaio, jornalista e crítico musical
Dias 28, 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, das 11h às 12h30
As óperas de Mozart estão entre suas principais criações. O curso vai fazer o percurso do teatro mozartiano, dos primeiros trabalhos à trilogia escrita em parceria com Lorenzo Da Ponte (Don Giovanni, As bodas de Fígaro e Così fan Tutte) à Flauta mágica.
Clique aqui e veja mais informações

O piano de Schumann
Por Helen Gallo, pianista, professora e pesquisadora
Dias 28, 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, das 19h às 20h30
Robert Schumann, figura fundamental do período Romântico, escreveu uma vasta obra para piano que é indissociável de sua outra paixão: a Literatura. Este curso oferece um panorama da produção para piano do compositor, propondo uma imersão em sua poética e imaginação musicais a partir de suas grandes obras para o instrumento.
Clique aqui e veja mais informações
 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.