A Orquestra Experimental de Repertório presta nesta sexta-feira, dia 15, sua homenagem ao compositor Claudio Santoro, no centenário de seu nascimento.
Em apresentação no Theatro Municipal de São Paulo, o grupo vai apresentar o Concerto para piano e orquestra nº 1 do compositor, com solos do pianista Nahim Marun, que este ano gravou também uma seleção de canções de Santoro com o barítono Paulo Szot.
“Esse concerto é uma joia da música brasileira, e não entendo a razão pela qual ele é tão pouco tocado. Nele, percebe-se a presença estética do realismo socialista, que foi um dos pilares importantes na sintaxe composicional de Santoro após a fase dodecafônica. Há uma extraordinária aproximação com o público por meio de uma estilização grandiosa das linguagens populares, como o Choro, que dá titulo ao primeiro movimento”, explica o pianista em entrevista à Revista CONCERTO de novembro.
A regência será de Guilherme Rocha, novo maestro assistente da orquestra, que também comanda o grupo na interpretação da Sinfonia nº 2 de Tchaikovsky.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia mais
Revista CONCERTO Música e pesquisa: entrevista com Nahim Marun
Notícias ‘A viúva alegre’ encerra temporada lírica do Theatro Municipal de São Paulo
Notícia Recital no Theatro São Pedro homenageia Isabel Maresca
![Orquestra Experimental de Repertório [Divulgação / Clarissa Lambert]](/sites/default/files/inline-images/17_OER_porClarissaLambert.jpg)