A Orquestra Experimental de Repertório abre neste domingo, dia 9, sua temporada com uma apresentação inteiramente dedicada à obra do compositor brasileiro Mozart Camargo Guarnieri. O concerto acontece no Theatro Municipal de São Paulo.
O programa começa com a Abertura festiva, peça dos 1970 de estilo neoclássico, em que ritmos brasileiros desempenham importante papel. E termina com a Sinfonia nº 2 – Uirapuru, dos anos 1940, que homenageia Villa-Lobos e seu balé escrito a partir do pássaro Uirapuru, que, segundo a lenda amazônica, se transformava em índio e conquistava as mulheres.
Entre as duas peças, está o Choro para piano e orquestra, composto em 1956. Guarnieri escreveu sete choros para instrumentos solistas e orquestra – o próprio autor explicava que usou o termo em vez de “Concerto” porque a “linguagem musical é nacional”.
O solista, no concerto, será o pianista brasileiro radicado na Europa Leonardo Hilsdorf, um dos principais nomes da atual geração de intérpretes do país. A regência é do maestro Guilherme Rocha, assistente de Jamil Maluf à frente da Experimental, grupo que em 2020 completa 30 anos de atividades.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia mais
Acervo CONCERTO A vida de Camargo Guarnieri
Notícias Theatro Municipal de São Paulo anuncia detalhes de sua programação 2020
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.