A Sala Cecília Meireles recebe no próximo sábado, dia 13, o violonista Fabio Zanon, para uma homenagem ao violonista Julian Bream, morto no ano passado. A apresentação será transmitida ao vivo pela internet, sem a presença de público, e terá algumas das peças interpretadas por Bream em seu histórico concerto na Sala Cecília Meireles, em 8 de setembro de 1979. Zanon interpretará a Suíte em lá maior, de Visée; o Prelúdio, fuga e final BWV 998, de Bach; a Sonata em lá maior, de Paganini; Nocturnal after John Dowland, de Britten; Invocação e dança, de Rodrigo; e Cadiz, Granada e Sevilla, de Albéniz.
Atualização (11/3, 22h): Por conta de novo decreto da Prefeitura do Rio de Janeiro, a apresentação será realizada sem a presença do público.
É um programa que também recupera um pouco da trajetória de Bream, que Zanon definiu no ano passado em entrevista à Rádio Cultura FM de São Paulo.
“Tive o privilégio de conviver com ele em meus anos de estudante”, contou. “Bream foi seguramente o mais importante e transformador violonista clássico da segunda metade do século XX. Ele esteve voltado à ortodoxia do violão clássico, significou uma linha de continuidade com Andrés Segovia, o maior violonista da primeira metade do século XX”, disse Zanon.
Para ele, Bream fez com que o violão entrasse em uma outra etapa na história da interpretação, “passando de um violão mais intuitivo para um violão tocado também com a cabeça, a pesquisa musicológica, mais alinhado com o que outros instrumentos estavam fazendo”.
Além disso, Bream ampliou o repertório do instrumento, estreando peças de compositores como Benjamin Britten, Hans Werner Henze, Toru Takemitsu e Michael Tippett; e foi um importante alaudista.
A programação da semana na Sala Cecília Meireles incluía ainda um recital do pianista Pablo Rossi que, por conta do agravamento da pandemia do coronavírus, preferiu cancelar o concerto.
[Atualização em 12/03/2021, às 11h: a Sala Cecília Meireles informa que, após a análise do novo decreto publicado pela prefeitura do RJ, o concerto presencial de Fabio Zanon foi cancelado. Permanece a transmissão da #SalaDigital, dia 13/3, às 19h, via canal de YouTube da Sala. A matéria acima foi alterada.]
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO.
Leia mais
Notícias Simpósio Mulheres Regentes lança manifesto contra preconceito no meio musical
Notícias Vinte e uma compositoras, da Idade Média aos nossos dias
Notícias Óperas para ver em casa
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.