O Festival de Páscoa de Aix-en-Provence, na França, vai transmitir concertos e recitais ao vivo e gratuitos pela internet até o dia 11 de abril. As apresentações são diárias e incluem artistas como os pianistas Martha Argerich, Daniel Barenboim e Maria João Pires e o violinista Renaud Capuçon.
Hoje, a atração é a pianista Momo Kodama, que apresenta recital com Ving regards sur l’enfant Jésus, uma das mais importantes peças do repertório pianístico do século XX.
Amanhã, dia 2, o grupo Pygmalion, especializado na interpretação da música antiga, apresenta a Paixão segundo São Mateus, de Bach, sob regência de Raphaël Pichon.
O octeto Sirba é a atração do dia 3, com um programa batizado de Viagem ao coração da alma ídiche e cigana. No dia 4, a Orquestra Les Siècles recebe o violinista Renaud Capuçon e o pianista Bertrand Chamayou para um programa inteiramente dedicado à música de Saint-Saëns, com destaque para o Concerto para piano nº 5. A regência é do maestro François-Xavier Roth.
Uma das artistas mais interessantes do cenário atual, a soprano e maestrina Barbara Hannigan recebe amigos para concerto no dia 5 – entre eles, Capuçon e Chamayou. O programa tem obras de Rameau, Fauré, Hindemith, Duparc e Chausson.
Os pianistas Martha Argerich e Daniel Barenboim se unem sobre o palco no dia 6, para interpretar juntos obras de Debussy, Bizet e Mozart. E, no dia 7, mais uma estrela do piano internacional: Maria João Pires, em recital com obras de Schubert, Debussy e Beethoven.
Obras de Vivaldi compõem o programa do dia 8, quando o Ensemble Jupiter se une à mezzo soprano Lea Desandre. E a música orquestral ganha espaço no concerto do dia 9, quando a Orquestra Nacional da França interpreta o Concerto para violino de Brahms e a Sinfonia nº 4 de Schubert, com regência de Cristian Macelaru e solos do violinista Nikolaj Szeps-Znaider.
Renaud Capuçon volta ao palco nos últimos dois dias de programação. No dia 10, ele participa de programa com obras de câmara de Bach, Mozart e Bartók, acompanhado de músicos da Paris Mozart Orchestra. E, no dia 11, recebe convidados para interpretar obras de Mendelssohn, Bruch e Brahms em um programa batizado de Carta Branca a Renaud Capuçon.
Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO.
Leia mais
Notícias Cursos CLÁSSICOS on-line lançam programação de abril
Notícias Chiquinha Gonzaga é destaque da edição de abril da Revista CONCERTO
Notícias Instituto Baccarelli concorre a prêmio de Inovação da conferência Classical:NEXT
Colunistas O jardim de delícias de Alberto Manguel, por João Marcos Coelho
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.