Festival Música em Trancoso abre oitava edição no sul da Bahia

por Redação CONCERTO 21/03/2019

O Mozarteum Brasileiro abre neste sábado, dia 23, a oitava edição do Festival Música em Trancoso, no sul da Bahia, dedicado à música clássica e popular, ao jazz, à opereta e à zarzuela. Além disso, o evento realiza importante trabalho pedagógico, com master classes e a presença de um grupo jovem residente, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, além da Orquestra Acadêmica Mozarteum. As apresentações acontecem no Teatro L’Occitane. 

O primeiro concerto será no sábado, quando o violoncelista alemão Leonard Elschenbroich rege a sinfônica jovem, tendo o violinista Lorenz Nasturica-Herschcowici e o contrabaixista russo Evgeny Ryzhkov como solistas; o grupo volta ao palco no dia 24, para uma noite de operetas e zarzuelas, com cantores como a soprano Angelica de la Riva.

O trio do harpista Edmar Castañeda é a atração do dia 25. No dia 26, a cantora Elba Ramalho homenageia Dominguinhos e, no dia 27, Paula e Jacques Morelenbaum prestam tributo a Tom Jobim. Alunos e professores se unem, então, no dia 28, para um final de tarde dedicado à música de câmara.

A Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, símbolo do trabalho pedagógico que está no cerne das atividades do Mozarteum, faz as duas últimas apresentações do festival. No dia 29, apresenta o Réquiem de Verdi, com participação do Coro Mozarteum Brasileiro e os solistas Mónica Ferracani, Vincenzo Costanzo, Svetlana Shilova e Duccio dal Monte. A regência é de Raoul Grüneis, especializado em música vocal, que já trabalhou em importantes teatros e, em Bayreuth, foi assistente de Donald Runnicles e Giuseppe Sinopoli durante produções do festival dedicado a Wagner.  

No dia 30, a atração é um programa batizado de Terra Brasilis. A regência é de Carlos Moreno, titular da orquestra, e a ideia é apresentar, além de peças de Villa-Lobos e Carlos Gomes, obras de autores estrangeiros que homenageiam o Brasil. Professores do festival participam da apresentação como solistas.

Clique aqui e veja os detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Teatro L’Occitane [Divulgação]
Teatro L’Occitane [Divulgação]

Leia mais
O maestro Carlos Moreno fala sobre programação pedagógica, por João Luiz Sampaio (Revista CONCERTO, edição março 2019)

Conheça a temporada do Mozarteum Brasileiro