A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais abre nos dias 4 e 5 sua temporada 2021, com concertos que preveem a presença do público na Sala Minas Gerais e a transmissão pela internet.
A regência será do maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular do grupo. E o programa traz a Abertura Rosamunde, de Schubert, o Concerto para contrabaixo nº 1 de Bottesini (com solos do primeiro contrabaixo da orquestra, Neto Bellotto) e a Sinfonia nº 5 de Beethoven.
Em mensagem enviada aos assinantes da orquestra, Mechetti diz que a escolha da quinta sinfonia de Beethoven é uma forma de levar ao público “a poderosa mensagem de otimismo e determinação expressa na obra”.
“Através de sua incontida energia e proposta positiva, Beethoven nos deixou um exemplo marcante da força transformadora da música, especialmente em momentos de tantas indefinições como este que estamos vivendo”, afirma o maestro.
A Sala Minas Gerais terá ocupação reduzida e estará em vigor protocolo de segurança sanitária. Para a parcela do público que preferir não ir ao teatro, a transmissão será realizada no dia 4.
O segundo programa de assinaturas da orquestra acontece nos dias 18 e 19, com transmissão, neste caso, apenas para assinantes. Nele, a filarmônica recebe o violonista Fábio Zanon para tocar o Concerto nº 1 de Castelnuovo-Tedesco, escrito no final dos anos 1930 logo após o compositor deixar a Europa em direção aos Estados Unidos. O programa tem ainda as Bachianas brasileiras nº 1 de Villa-Lobos. A regência, mais uma vez, é de Mechetti.
Já nos dias 25 e 26, quem comanda o grupo é o maestro José Soares, regente assistente da filarmônica. No programa, o início das homenagens pelos cem anos de morte de Camille Saint-Saëns. Principal flautista do grupo, Cássia Lima interpreta Romance e Odelette, abrindo concertos que terão ainda a Suíte antiga de Nepomuceno. A transmissão on-line também será realizada apenas para assinantes do grupo.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia mais
Notícias Erika Ribeiro toca Ronaldo Miranda na Sala Cecília Meireles
Notícias Beethoven Fest: concertos na Cidade das Artes celebram o autor
Notícias Igor Stravinsky é destaque da edição de março da Revista CONCERTO
Colunistas Parabéns, dona Niza!, por João Luiz Sampaio
Notícias Cursos CLÁSSICOS on-line lançam programação de março
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.