Filarmônica de Minas Gerais anuncia temporada 2025 e celebra dez anos da Sala Minas Gerais

por Redação CONCERTO 16/10/2024

Temporada elaborada pelo diretor artístico Fabio Mechetti comemora em fevereiro, com a Nona de Beethoven, os 10 anos da Sala Minas Gerais

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais anunciou na noite desta quarta-feira,16, em transmissão no YouTube, sua temporada 2025, que terá artistas como Arnaldo Cohen e Misha Maisky; obras de Stravinsky e Shostakovich nunca apresentadas pelo grupo; ópera; homenagens a diferentes compositores; e a celebração dos 10 anos da Sala Minas Gerais.

“É com muita alegria que trazemos a vocês mais uma temporada de concertos da Filarmônica de Minas Gerais. Além da combinação de um repertório diverso, relevante e instigante, com a participação de solistas e regentes convidados que despontam no cenário internacional da música clássica, a temporada celebra um aniversário muito especial para todos nós: os 10 anos da Sala Minas Gerais”, disse Fabio Mechetti, regente titular e diretor artístico da orquestra.

“Planejada e construída para ser a sede da Filarmônica, a Sala Minas Gerais, desde sua estreia, se mostrou um dos melhores espaços dedicados à música de concerto em todo o mundo. Juntamente com sua apreciada acústica, pensada cuidadosamente para traduzir as necessidades e qualidades de diferentes formações orquestrais, até a sua beleza arquitetônica – discreta, mas envolvente – a Sala Minas Gerais e sua orquestra se tornaram, em pouco tempo, reconhecidas referências na excelência do que produzem e do que contribuem para a vida cultural de Belo Horizonte e de Minas Gerais”, destacou. 

Veja o vídeo de lançamento da temporada:

 

Para marcar o aniversário da sala, a orquestra e Mechetti vão apresentar em fevereiro a Nona sinfonia de Beethoven, com Gabriella Pace, Edineia de Oliveira, Matheus Pompeo e Lício Bruno, além do Coro da Osesp. Outro momento importante será em abril, com a Paixão segundo São Mateus, de Bach, com Mechetti, Maria Carla Pino Cury, Ana Lúcia Benedetti e Flavio Leite, entre outros solistas. A filarmônica também vai apresentar, em junho, a ópera A hora espanhola, de Ravel, com Mechetti e direção cênica de Ronaldo Zero (o elenco tem Marly Montoni, Enrique Bravo, Savio Sperandio e Daniel Umbelino). 

Como em todos os anos, a orquestra presta atenção especial a algumas efemérides. Em 2025, serão lembrados os 250 anos de nascimento de François-Adrien Boieldieu, os 200 anos de nascimento Johann Strauss Jr., os 175 anos de nascimento de Leopoldo Miguéz, os150 anos de nascimento de Maurice Ravel, os 150 anos de nascimento de Reinhold Glière, os 125 anos de nascimento de Aaron Copland, os 275 anos de morte de Johann Sebastian Bach, os 150 anos de Georges Bizet, os 100 anos de morte de Erik Satie e os 50 anos de morte de Dmitri Shostakovich.

A lista de solistas tem nomes importantes. O violoncelista Mischa Maisky se une aos filhos para apresentar o Concerto tríplice de Beethoven (outubro, Mechetti); o pianista Arnaldo Cohen toca o Imperador de Beethoven em setembro, com Mechetti; Cristian Budu, por sua vez, será o solista no Concerto para piano nº 2 de Brahms (agosto; Mechetti); Leonardo Hilsdorf vai apresentar o Concerto para piano Memo Flora, de Takashi Yoshimatsu (março, com Mechetti); e Erika Ribeiro, em setembro, o Concerto nº 1 de Camargo Guarnieri (com regência de José Soares).

O violinista Dmytro Udovichenko, vencedor do mais recente concurso Rainha Elisabeth da Bélgica, será a atração em outubro, quando toca o Concerto nº 2 para violino de Prokofiev (regência de Ira Levin). Ainda no universo do violino, a argentina Pilar Policano, de 17 anos, toca o Concerto nº 5 de Mozart, em março; e, em maio, Andrey Baranov toca o Concerto para violino nº 1 de Shostakovich (regência de Silvio Viegas).

A chinesa Hanzhi Wang, por sua vez, vai interpretar o Concerto para acordeom de Piazzolla (abril; Mechetti). E os violoncelistas Daniel Müller-Schott e Luiz Fernando Venturelli serão os solistas da Sinfonia concertante, de Prokofiev, em junho, e do Concerto nº 1 de Shostakovich, em agosto, respectivamente.

A filarmônica vai apresentar obras importantes pela primeira vez, como A sagração da primavera, de Stravinsky, em setembro, com Mechetti, e a Sinfonia nº 7 de Shostakovich (dezembro; Mechetti). De Mahler, será tocada e gravada, em novembro, a Sinfonia nº 4, com Mechetti e Camila Provenzale como solista, mais um passo no registro da integral sinfônica do autor (parte das sinfonias já foi lançada em 2024 em edição digital). O encerramento da temporada será com a Sinfonia nº 6, Sobre a linha das montanhas, de Villa-Lobos, em programa que inclui também obras de Ravel: Valsas nobres e sentimentais e o Bolero.

Em 2025, a orquestra vai lançar CD com obras do compositor brasileiro Ronaldo Miranda, que integra a parceria da Filarmônica de Minas Gerais com o Itamaraty e o selo internacional Naxos no projeto A música do Brasil.

Assinaturas

A Filarmônica de Minas Gerais oferece assinaturas para cinco séries de concertos: Presto e Allegro (realizadas às quintas-feiras), Veloce e Vivace (realizadas às sextas-feiras) e Fora de Série (aos sábados; este ano o tema será a dança). Criada em 2024, a assinatura destinada a pessoas entre 12  e 18 anos será mantida.

No período de renovação, que vai de 16 de outubro a 5 de novembro de 2024, o assinante poderá manter sua(s) série(s) e cadeira(s) ou mesmo indicar o desejo de trocar de assento(s) e/ou série(s), sempre de acordo com a disponibilidade. 

O período de troca ocorre de 8 a 26 de novembro de 2024. A partir de 28 de novembro de 2024 a 28 de janeiro de 2025 é realizada a venda de novas assinaturas para novos assinantes. A campanha de assinaturas vai até 28 de janeiro de 2025.

Mais informações no site da orquestra.

Fabio Mechetti e a Filarmônica de Minas Gerais [Divulgação/Rafael Motta]
Fabio Mechetti e a Filarmônica de Minas Gerais [Divulgação/Rafael Motta]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.