Formação de libretistas, compositores e gestores é destaque de dezembro da Revista CONCERTO

por Redação CONCERTO 29/11/2021

Projetos dedicados a pensar a criação atual de óperas e a formação de libretistas, compositores e gestores são tema da Reportagem de Capa da edição de dezembro da Revista CONCERTO. A jornalista Luciana Medeiros apresenta iniciativas como o Ateliê de Dramaturgia, do Palácio das Artes de Belo Horizonte; o Ateliê de Criação do Theatro São Pedro de São Paulo; a Academia de Ópera do Projeto Sinos; e o Projeto Gestores da Sala Cecília Meireles.

“São projetos inovadores exatamente por atuarem nos alicerces da criação e nos bastidores da gestão. Miram o estímulo e a capacitação de jovens profissionais, atraindo talentos, renovando o setor na criação, na programação e apontando caminhos para atrair novos públicos”, escreve. 

Na seção Em conversa, a jornalista e pesquisadora Camila Fresca entrevistou a pianista Juliana Steinbach. Vivendo na Europa, ela vem ao Brasil em dezembro para apresentações na Sala Cecília Meireles, na Sala Minas Gerais e no Teatro de Vermelhos. “Eu acho que agora a gente está entendendo que a carreira de um pianista é polimorfa, tem variedade de atitude e de posição – no primeiro plano ou em colaboração com outros músicos”, contou ela.

A Osesp encerra sua temporada com apresentações das três últimas sinfonias de Mozart, em concertos que serão regidos por Thierry Fischer. “O que podemos ver e ouvir nas obras é o absoluto domínio da técnica orquestral de Mozart, capaz de, em um período tão curto de tempo, escrever três obras que não apenas encantam pela qualidade intrínseca, como por serem tão distintas”, escreve o jornalista Irineu Franco Perpetuo sobre as peças, na seção Repertório

Para a seção Fermata, Perpetuo também conversou com o violoncelista Fabio Presgrave, que se apresenta este mês com a Orquestra Jovem do Estado. Ele falou sobre a peças de Maria Rezende que vai interpretar, sobre sua atividade pedagógica e sobre a atuação durante a pandemia, tocando para profissionais de saúde em hospitais e outros espaços.

Também em dezembro, o Theatro São Pedro de São Paulo encerra sua temporada lírica com Il signor Bruschino, de Rossini. “Uma coisa que me chama a atenção é a forma como Rossini sintetiza a história. Ele é bastante econômico na dinâmica da dramaturgia que constrói. E já dá para identificar pedaços de música que mais tarde ele utilizaria em outras de suas óperas”, contou o diretor Caetano Vilela a João Luiz Sampaio.

A nova edição da CONCERTO publica ainda uma homenagem ao pianista Nelson Freire e as colunas de Júlio Medaglia (que relembra o pianista Roberto Szidon); Jorge Coli (sobre o Theatro Municipal do Rio de Janeiro); e João Marcos Coelho (sobre a Amazônia). 

A revista traz também o Roteiro Musical, com a lista de concertos com presença do público e de apresentações transmitidas ao vivo pela internet, além das principais notícias do mundo musical e dos lançamentos de CDs do mês, disponíveis na Loja CLÁSSICOS.

Assinantes já podem acessar o conteúdo completo da edição, inclusive versão impressa digital, no Site CONCERTO. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.

Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a nossa promoção. Assine on-line no próprio Site CONCERTO clicando aqui.

1221

[O projeto “Revista e Site CONCERTO 2021” foi contemplado pelo edital ProAC Expresso LAB 60/2020 e conta com o apoio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.]
 

Leia também
Notícia Theatro São Pedro estreia produção da ópera ‘Il signor Bruschino’, de Rossini
Notícia Orquestra Jovem do Estado recebe Fabio Presgrave e premia músicos do grupo
Notícia Osusp participa de projeto global que adverte sobre catástrofe climática
Texto Beethoven de volta às novelas, por João Marcos Coelho
 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.