Com o maestro Luiz Fernando Malheiro como convidado, a GRU Sinfônica abre a programação de sua Série Convidados de concertos no Teatro Padre Bento, em Guarulhos, no domingo.
O programa será todo dedicado à obra de Johannes Brahms. Primeiro, o Concerto para violino, que terá como solista o violinista Davi Graton, membro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
A peça teve uma origem conturbada. O compositor e o violinista Joseph Joachim trabalharam longamente, e nem sempre pacificamente, até que uma versão final fosse criada. Mesmo depois da estreia, o compositor continuaria a fazer revisões.
À época da estreia, a peça foi alvo de críticas como a do maestro Hans von Bülow, para quem se tratava não de um concerto para violino mas, sim, de um concerto contra o violino. Com o tempo, porém, a obra se tornou referência do repertório.
Para encerrar o programa, será apresentada, também de Brahms, a Sinfonia nº 3. Para o escritor e musicólogo Richard Osborne, trata-se “da mais pessoal” entre as sinfonias do compositor.
A temporada 2023 das Orquestras de Guarulhos terá 60 espetáculos, com o retorno do Festival de Ópera de Guarulhos, a criação de um concurso de canto e a gravação de dois discos dedicados à música brasileira.
Ainda na Série Convidados, em março, a Orquestra Jovem de Guarulhos toca ao lado da Filarmônica de Pasárgada. A violoncelista Marina Martins será a solista em julho, tocando o Concerto para violoncelo nº 2 de Shostakovich. E, em setembro, a maestra Ligia Amadio e o pianista Leonardo Hilsdorf tocam as Bachianas brasileiras nº 3 de Villa-Lobos.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Ira Levin rege Sinfônica Heliópolis em programa dedicado a Ravel
Reportagem Paulo Fortes, 100 anos: a alegria e o talento da voz do Brasil, por Luciana Medeiros
Notícias Filarmônica de Minas Gerais celebra 15 anos com concerto especial
Notícias Brasileiro Leonardo Silva vence Concurso de Composição da Basileia, na Suíça
Notícias Plano de contenção de despesas ameaça futuro da Orquestra da Rádio ORF de Viena
Opinião Do fundo do baú, por João Marcos Coelho
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.