John Neschling rege Neojiba em junho em comemoração aos seus 75 anos

por Redação CONCERTO 02/05/2022

Concerto será no dia 1º e junho, em Salvador, e terá a participação da soprano ucraniana Olesia Matei e do pianista Ricardo Castro

O maestro John Neschling virá ao Brasil para reger a Orquestra Juvenil da Bahia, do Neojiba, no dia 1º de junho, no Teatro Castro Alves, em Salvador. O concerto é comemorativo aos seus 75 anos. Será a primeira vez que John Neschling rege no Brasil desde a sua saída do Theatro Municipal de São Paulo, em 2016.

O repertório terá a Alvorada da ópera Lo Schiavo, de Carlos Gomes, de Mozart o “Ch'io mi Scordi di te”, para soprano, piano e orquestra, e a Sinfonia nº 1, Titã, de Gustav Mahler. Participam como solistas a soprano ucraniana Olesia Matei, que está em Salvador no âmbito do programa de auxílio humanitário do Neojiba, e o pianista Ricardo Castro, diretor do Neojiba.

John Neschling, que reside na Suíça, foi o responsável pela reformulação da Osesp e pela construção da Sala São Paulo, nos anos 1990, dois marcos fundamentais da atividade da música clássica brasileira de nosso tempo. O maestro também foi diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo entre 2013 e 2016. O seu ambicioso projeto artístico acabou frustrado por um esquema de corrupção entre a OS IBGC - Instituto Brasileiro de Gestão Cultural e a Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

Leia também
Notícias
 Prepare-se: dez destaques da programação da semana
Notícias Piotr Beczala estreia no Brasil em recitais na série da Cultura Artística
Crítica Ópera ‘Aleijadinho’, de Ernani Aguiar, estreia ao ar livre em Ouro Preto, por Nelson Rubens Kunze
Crítica Quarteto Boulanger: um trabalho inspirado e urgente, por Camila Fresca
Crítica Beleza a partir dos escombros, por Irineu Franco Perpetuo

John Neschling (divulgação/Marcio Scavone)
John Neschling (divulgação/Marcio Scavone)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.