Leonardo Hilsdorf toca ‘Choro’ de Camargo Guarnieri com a Filarmônica de Minas Gerais

por Redação CONCERTO 27/07/2022

O pianista Leonardo Hilsdorf é o solista dos concertos dessa semana da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que terão regência do maestro José Soares. Nos dias 28 e 29, ele vai tocar o Choro para piano e orquestra de Camargo Guarnieri. 

“O pensamento de Guarnieri, no decorrer de toda a sua trajetória, realça o comprometimento com o ideário nacional, aliando o nacionalismo estético, por integração dos elementos culturais, à adoção de inovações aduzidas da estética musical contemporânea. Guarnieri destacava, ainda, que o folclore brasileiro é um dos mais ricos do mundo, embora ele mesmo pouco tivesse adotado, diretamente, em sua obra, temas folclóricos brasileiros. Não deixava de incluir, porém, elementos marcantes do populário nacional, em que a referência aos elementos folclóricos não se efetiva de maneira explícita. Tais elementos são reelaborados e se tornam recriações do compositor, resultando em composições impregnadas de intenso e peculiar brasileirismo”, escreve o professor César Buscacio, da Universidade Federal de Ouro Preto, em texto sobre a obra.

“Nessa obra, Guarnieri enfatiza o caráter nacional, denominando-a de Choro, ao mesmo tempo em que adota a estruturação usual dos concertos para instrumento solo e orquestra, geralmente compostos de três movimentos contrastantes. Ao denominá-lo Choro, Guarnieri faz alusão tanto aos grupos instrumentais seresteiros urbanos, quanto ao gênero bastante explorado por diversos compositores brasileiros da música popular. Em seus três movimentos (Cômodo, Nostálgico, Alegre), evidencia-se uma estrutura rítmica referente aos temas originais criados pelo próprio compositor que, com grande refinamento, alia elementos repletos de brasilidade a uma escrita que privilegia elementos típicos da composição contemporânea, tais como o cromatismo e a bitonalidade.”

Hilsdorf toca ainda a Grande polonaise brilhante, de Chopin; e o programa se encerra com a Sinfonia nº 3, Polonesa, de Tchaikovsky.

Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também

Notícias Osesp e Giancarlo Guerrero fazem concertos dedicados a autores latino-americanos
Notícias Camerata Bariloche faz concertos no Rio de Janeiro e em São Paulo
Crítica Em nova fase, Theatro Municipal do Rio de Janeiro estreou ‘Don Giovanni’, por Nelson Rubens Kunze
Memória Henrique Morelenbaum morre no Rio de Janeiro aos 90 anos
Acervo CONCERTO A vida de Francisco Mignone, por Camila Fresca [texto publicado na edição de março de 2016 da Revista CONCERTO]
Acervo CONCERTO A vida de Camargo Guarnieri, por Camila Fresca [texto publicado na edição de janeiro e fevereiro de 2013 da Revista CONCERTO]

O pianista Leonardo Hilsdorf [Divulgação/Tiago Nunes]
O pianista Leonardo Hilsdorf [Divulgação/Tiago Nunes]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.