Lucas Thomazinho toca Guarnieri com a Petrobras Sinfônica

por Redação CONCERTO 08/04/2022

Entre 1937 e 1938, o compositor Igor Stravinsky trabalhou na criação de uma peça encomendada por Robert Woods Bliss e Mildred Barnes Bliss. E o resultado foi Dumbart Oaks, concerto batizado em homenagem ao nome da propriedade do casal.

A peça pertence ao período neoclássico do compositor. Foi escrita para formação de câmara. E abre os concertos que a Orquestra Petrobras Sinfônica faz, hoje, dia 8, e amanhã na Sala Cecília Meireles, dentro da série Orquestras.

Em seguida, o grupo, que será regido pelo maestro Claudio Cruz, recebe o pianista Lucas Thomazinho para interpretar o Concertino para piano e orquestra de câmara de Camargo Guarnieri, estreado em 1961 por João Carlos Martins em apresentações com a Orquestra de St. Louis, nos Estados Unidos, regidas pelo próprio compositor.

Em três movimentos – Festivo, Tristonho e Alegre –, o Concertino é característico da escrita musical de Guarnieri e da sua relação com elementos da música brasileira, traduzidos em uma linguagem sofisticada e pessoal.

Encerra a apresentação a Sinfonia nº 6 – Pastoral, de Beethoven, em que o compositor parte da relação com a natureza para criar uma das obras mais marcantes do repertório.

A programação da Sala continua, em abril, com outras atrações importantes.

No dia 20, o Espaço Guiomar Novaes recebe mais uma atração da série Sala Contemporânea, com o Iroko Trio formado pela violinista Carla Rincón, a violonista Elodie Bouny e o acordeonista Marcelo Caldi. O programa traz obras de Bouny e de Caldi, além de versões de peças de Arturo Marquéz, Augustín Barrios, Egberto Gismonti, Luis Laguna, Villa-Lobos e outros. 

Já no dia 22, o duo formado pelo violoncelista Fabio Presgrave e o pianista Max Uriarte é a atração do Festival violoncelo em foco. Eles tocam obras de Neukomm, Schumann, Villa-Lobos, Cassadó e De Falla.

No fim do mês, entre os dias 24 e 26 de abril, a Sala Cecília Meireles também sedia as provas semifinais do Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias Filarmônica de Minas Gerais recebe violinista Randal Goosby
Notícias Óperas inspiradas em Plínio Marcos estreiam no Theatro Municipal de São Paulo
Notícias Mexicanos vencem o 20º Concurso Canto Maria Callas
Colunistas Concurso Maria Callas: uma proeza no país do efêmero, por Jorge Coli
Notícias Theatro Municipal do Rio de Janeiro anuncia temporada 2022
Crítica ‘Harmonielehre’ é destaque do concerto da Osesp, por Nelson Rubens Kunze

O pianista Lucas Thomazinho [Reprodução/YouTube]
O pianista Lucas Thomazinho [Reprodução/YouTube]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.