Milagros Caliva toca Piazzolla com Experimental de Repertório

por Redação CONCERTO 04/09/2021

O centenário do compositor Astor Piazzolla será celebrado ao longo de setembro pelo Theatro Municipal de São Paulo. No dia 10, estreia uma produção da “operita” Maria de Buenos Aires. Antes, neste domingo, dia 5, a Orquestra Experimental de Repertório faz concerto no qual vai interpretar Aconcágua – Concerto para bandoneon e orquestra.

A peça foi escrita no final dos anos 1970 e estreada em 1981 em concerto nos Estados Unidos, com o próprio Piazzola como solista. No Municipal, a regência será do diretor da Experimental, o maestro Jamil Maluf; o solista será a bandoneonista Milagros Caliva.

O programa tem ainda a Sinfonia nº 2 de Rimsky Korsakov. Ao escrevê-la, o compositor baseou-se em um conto árabe, cujo personagem principal é Antar, um guerreiro que vaga pelas ruínas da cidade de Palmira.

“Da mesma forma que Hector Berlioz na Sinfonia Fantástica, Korsakov emprega o conceito de ideia fixa (um tema musical) que perpassa todos os quatro movimentos da obra e que representa Antar. Podemos ouvir esse tema tocado pelas cordas já na introdução, em harmonização exuberante”, escreve Camila Fresca nas notas de programa do concerto. 

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Revista CONCERTO
Piazzolla, mestre de dois mundos, por Irineu Franco Perpetuo
Notícias Sinfônica de Campinas homenageia Carlos Gomes em concerto
Notícias Ligia Amadio rege Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
Crítica Clássico ou moderno - com soluções criativas!, por Klaus Billand

Milagros Caliva [Divulgação]
Milagros Caliva [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.