A ópera Pedro Malazarte de Camargo Guarnieri é o destaque da programação desta semana, dias 18 e 19, do Theatro Municipal de São Paulo. A Orquestra Sinfônica Municipal e o Coral Lírico acompanham o quarteto vocal formado pelas mezzo sopranos Juliana Taino e Carolina Faria, pelo tenor Atalla Ayan e pelo barítono Leonardo Neiva, sob direção do regente titular Roberto Minczuk,
Pedro Malazarte é uma ópera cômica com libreto de Mário de Andrade, em um ato, que teve sua estreia no Rio de Janeiro em 1953. O protagonista Malazarte é um personagem tradicional da cultura portuguesa e brasileira.
O programa do concerto, intitulado “Guarnieri e Mário – Paulistas Desvairados”, inclui ainda outras obras da dupla, como os Quatro poemas de Macunaíma para voz e orquestra, obra de 1931, e A serra do rola moça para mezzo soprano e orquestra, de 1949.
O compositor Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993) tinha apenas 21 anos de idade quando conheceu o escritor Mário de Andrade, em 1928. Esse encontro marcaria profundamente sua carreira, bastante influenciada pelas visões políticas e estéticas do autor de Macunaíma. Em sua edição corrente, a Revista CONCERTO publicou um texto assinado por João Luiz Sampaio que trata justamente dessa “amizade musical” (clique aqui para ler).
Clique aqui para mais detalhes do Roteiro Musical
Leia também
Notícia Óperas de Pergolesi abrem temporada lírica do Theatro São Pedro
Notícia Thierry Fischer rege Osesp em programa Beethoven, Haydn e Bartók
Notícia Pianista Ronaldo Rolim é solista da Filarmônica de Minas Gerais
Notícia Orquestra Ladies Ensemble parte da ópera para falar da violência contra a mulher
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.